Home > Município > Bandeira, Brasão e Hino
 
Bandeira, Brasão e Hino    
 

A bandeira Rioclarense tem forma retangular seguindo esteticamente as proporções da Bandeira Brasileira, isto é de 14x20 módulos.


A bandeira Rioclarense tem forma retangular seguindo esteticamente as proporções da Bandeira Brasileira, isto é de 14x20módulos.

O Campo Retangular Azul:

Reflete a sensibilidade do seu povo, coeso e digno que ama a sua terra através do cognome que lhe dera o poeta Arthur Bilac que adotara e amara Rio Claro como se fosse seu berço, "Cidade Azul dos sonhos ilibados onde os nossos ancestrais plantaram suas sementes que frutificaram em nós.

O Losango Branco:

Representa o espírito de paz que reina na conduta do seu povo, espírito consciente de que somos uma célula viva, reflexo e causa do equilíbrio na contextura nacional. No trabalho desse povo, trabalho fecundo e harmônico, oriundo de todos os pontos da região, solidifica-se um só propósito de evolução e felicidade, uma felicidade organizada, uma felicidade consciente, sólida e duradoura. O losango significa ainda, pela sua forma a integra ção de Rio Claro na harmonia nacional.

O Brasão:

É a presença de nossos antepassados, o respeito ao seu valor, o respeito a tradição. A tradição de um povo é que constrói a sua história; é responsável pela tradição dos valores espirituais, de geração em geração. Rio Claro de hoje está sobre o alicerce de sua tradição, como um troféu sob um pedestal, ou como uma árvore cuja copa constituímos, cujo tronco são nossos ancestrais, cuja semente germinou do trabalho dos lavradores Antonio Paes de Barros, Manoel Paes de Arruda e Capitão Francisco da Costa Alves.

O Brasão Rioclarense:

Significa a presença de nossa responsabilidade, no sentido de continuar esta terra independente, senhora de seu destino e de seu progresso.




O Brasão de Armas de Rio Claro foi criado pelos professores Dr. Zulmiro Ferraz de Campos e Carlos Hadler. No dia 24 de fevereiro de 1932, foi transformado em lei municipal com a seguinte descrição: “um escudo tendo por timbre a coroa mural de prata, e por suportes dois ramos de indaiá; em campo de goles, um leão dormente, de ouro, e no cantão dextro, de outro, um barrete frígio, de goles, e a divisa em fitão de goles, com letras de ouro QUIETA NON MOVERE.


SIGNIFICADO:

GOLES: significa Cor Vermelha
CANTÃO DEXTRO: é o canto direito do escudo
CAMPO DE GOLES:Significa fundo vermelho
BARRETE FRÍGIO:Simboliza a República e a Liberdade
O OURO:Significa a nobreza, caráter, poder, riqueza e sabedoria;
A COROA MURAL DE PRATA COM CINCO TORRES:Indica a cidade, cidade nobre e leal;
GOLES(cor vermelha):Representa as vitórias, as conquistas dos rioclarenses e simboliza o patriotismo do povo.
O LEÃO EM REPOUSO:Simboliza o povo rioclarense descansando após as vitórias políticas e a liberdade conquistada.
BARRETE FRÍGIO: representa a liberdade, a República sempre sonhada e colocada no “Chefe”, que é o lugar de honra do Brasão, para mostrar que Rio Claro sempre foi um lugar de idéias liberais e republicanas.
AS FOLHAS DE INDAIÁ:Representam um tipo de palmeira muito comum nos campos de Rio Claro e que deu origem ao nome “Terra dos Indaiás”.
A DIVISA “QUIETA NON MOVERE&rdquo quer dizer: Não importune quem está tranqüilo; não mexa com quem está quieto”, ou, em outras palavras: “Cuidado, deixe este povo em paz”.


Hino de Rio Claro - SP

Composição: Celeste Calil / Ligia do Carmo Polastri

Salve, salve Rio Claro querida,
Linda terra de céu sempre azul,
Quem te vê uma vez, não te olvida
Pois te embala o Cruzeiro do Sul!

O nascer no teu seio de ouro,
É trazer no feliz coração.
O teu nome, sublime tesouro,
Protegido por meigo São João!

Rio-clarenses, bem alto cantemos
Este hino, com todo fervor,
Pois à terra maior pertencemos
Em carinho, energia e valor!

O teu solo tão fértil, encerra
Mil riquezas, fartura sem par,
Teu comércio engrandece esta terra,
Tua indústria operosa é exemplar!

a instrução que é estrela potente
A brilhar no teu céu cor de anil
Faz do jovem, valor consciente
Na defesa do nosso Brasil!

Música

Lygia do Carmo Polastri Vendramel

Nasceu em Rio Claro a 8 de julho de 1931. Professora primária, graduou-se em Canto Orfeônico e Piano no Conservatório Carlos Gomes, em Campinas. Lecionou em Rio Claro, Presidente Wenceslau e Cafelândia, onde faleceu em 1961.

Letra

Celeste Calil

Nasceu em Santos a 30 de março de 1918. Em 1923 veio a Rio Claro, onde reside. Lecionou Matemática, História e Geografia. Escreveu, entre outras obras, "E Assim Rio Claro Viveu" e Rimas de Paz". Recebeu o título de Cidadã Rioclarense em 1967.

A letra do Hino de Rio Claro, escolhida em concurso municipal, foi oficializada em 9 de junho de 1956, pela Lei n. 423.

Fonte: Site Visite Rio Claro (  http://www.visiterioclaro.com.br  )

 
Copyright(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Rio Claro
Todos os direitos reservados.
Departamento de Tecnologia da Informação