Rio Claro começa a disponibilizar sinal gratuito de internet à população na próxima quinta-feira (30). Compromisso de governo do prefeito Du Altimari, o programa Cidade Digital será lançado em evento às 17 horas na rua M-12 entre as avenidas M-23 e M-25, no Cervezão, bairro localizado na região mais populosa do município e uma das beneficiadas nessa primeira etapa da iniciativa. Nessa fase, 60% do município terá cobertura da internet gratuita.
“Cumprindo mais esse compromisso, estamos ampliando aos rio-clarenses as possibilidades de acesso à informação e ao conhecimento, matérias-primas do desenvolvimento pessoal e social que ganharam nova dinâmica na Era da Informação”, comenta Altimari. “É uma iniciativa que coloca Rio Claro entre os poucos municípios do Brasil com esse tipo de serviço à comunidade”, acrescenta.
A vice-prefeita e Secretária de Governo, Olga Salomão, ressalta que a iniciativa da prefeitura visa essencialmente ampliar o processo de inclusão social e digital no município. “O acesso à informação é item fundamental na busca de uma sociedade menos desigual e mais justa”, comenta.
O sinal da internet gratuita em Rio Claro será emitido com a tecnologia “wi-fi”, ou seja, sem a necessidade de fios. Inicialmente, a velocidade do acesso será de 70 a 128 kbps. No caso de computadores de mesa (desktops), os usuários deverão adquirir alguns equipamentos para a recepção. Será preciso ter uma haste de cinco metros, uma antena externa e um adaptador wireless USB e a placa wireless que deve ser instalada no desktop.
A prefeitura recomenda aos usuários consultarem um técnico em informática antes de fazer a aquisição desses itens, e a utilizarem equipamentos certificados e homologados pela Anatel. Em outros tipos de equipamento com tecnologia wi-fi, como notebooks e de telefonia móvel, o acesso é feito de forma direta.