MENU

accessible_forward Acessibilidade
17 de março de 2014 Arquivo Público e Histórico

2ª Jornada da Ditadura acontece no Arquivo Público nesta semana

A “2ª Jornada da Ditadura Civil-Militar: 50 anos do Golpe, os Avanços e Retrocessos” será realizada na próxima semana, nos dias 20, 21 e 22 de março no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro. O fórum cultural terá a participação de pesquisadores, advogados, políticos e representante estudantil, que irão compor duas mesas de debates.

A programação da jornada incia na quinta-feira (20) com exibição e discussão de filme sobre a temática, no cinema do Centro Cultural Roberto Palmari, às 20h.

A primeira mesa redonda será realizada no dia 21 e conta com as palestras do advogado Renan Honório Quinalha, assessor da Comissão Estadual da Verdade de São Paulo Rubens Paiva, Carlos Gilberto Pereira, membro do Grupo Tortura Nunca Mais e o Vitor Quarenta, Secretário Geral da União Estadual dos Estudantes. Os trabalhos da sexta-feira ocorrem das 20h às 22h30.

Mestre e doutor pela USP, Renam Honório Quinalha é membro da Diretoria do IDEJUST – Grupo de Estudos sobre Internacionalização do Direito e Justiça de Transição e membro do Conselho de Orientação Cultural do Memorial da Resistência de São Paulo. Renam desenvolve sua palestra com o tema Justiça e Transição.

Carlos Gilberto Pereira, coordenador da organização não governamental ACAT Brasil – Ação dos Cristãos para Abolição da Tortura, falará sobre Movimentos Sociais e os Entulhos da Ditadura. O estudante Vitor Quarenta, graduando em Direito na Unesp de Franca, apresentará relatos das atividades da Comissão da Verdade Alexandre Vannucchi Leme, da UEE-SP – União Estadual dos Estudantes de São Paulo.

As atividades do sábado (22) acontecem no período da manhã, das 9h às 11h30. O programa começa com a exposição do Deputado Estadual de São Paulo, Adriano Diogo, Presidente da Comissão da Verdade da Assembleia Legislativa, com o tema Organização das Comissões de Verdade, suas Dificuldades e Avanços.

A mesa de debates inclui a explanação do professor de História e pesquisador, Carlos Gustavo Nobrega de Jesus. Mestre e doutor pela Unesp, integra os grupos de pesquisa Integralismo e outros Movimentos Nacionalistas (UFF/CNPq), História, Religião e Política no Mundo Contemporâneo (UFMT/CNPq) e GT História dos Partidos e dos Movimentos de Direita.

O presidente da Câmara Municipal de Rio Claro, vereador Agnelo da Silva Matos falará sobre as Ações da Câmara de Rio Claro acerca da temática da Ditadura.

A ditadura militar também é tema do 68º Bate-papo Cultural, que será realizado nesta segunda-feira (17), com a palestra da professora de História Contemporânea da USP, Maria Aparecida de Aquino. O Bate-papo Cultural acontece no Arquivo Público, às 20h.

Mais informações sobre os eventos culturais podem ser obtidos pelo telefone 3522.1938.

Pular para o conteúdo