MENU

accessible_forward Acessibilidade
18 de março de 2011 Cultura

27º. BATEPAPO CULTURAL

Durante o regime militar no Brasil, a esfera educacional recebeu intervenções políticas para que se tornasse mais um instrumento de manutenção da ditadura. Por meio da educação o governo pretendia interferir nas idéias e pensamentos dos alunos, para validar a própria permanência no poder. No entanto, houve professores que se negaram a agir como legitimadores do governo militar e iniciaram um movimento no sentido oposto: o de atuar contra este regime.

O trabalho que será apresentado é resultado de uma pesquisa realizada no arquivo do DEOPS/SP, tomando por base documentos produzidos a respeito de professores acusados de crimes políticos durante o Governo Médici, período de maior repressão do governo militar.

Quem são os professores que tiveram a coragem de, em sala de aula, mostrar sua rebeldia enquanto cidadãos e buscar, de algum modo, alertar seus alunos sobre o que ocorria de fato no país? O que aconteceu a eles, segundo os documentos oficiais do DEOPS/SP?

O Arquivo Público e Histórico está levantando depoimentos, por meio de história oral, pesquisas em jornais locais e em outros documentos, sobre a história vivida por jovens e moradores da cidade nesta época para que também esse tema tenha seu devido reconhecimento.

Esse Batepapo Cultural tem a parceria da Secretaria de Segurança de Rio Claro.

– Lançamento da Coleção de Cartões Postais do Arquivo, com fotos de Ana Rosa Baptista, Demétrio Tadeu Ceccatto, Elaine Cristina Vignoli, Giorgi Bastos, Gunar Wilhelm Koelle, Katia Guidotti, Luciano Calligaris Jr., Renan Mancuso, Sebastião Luiz Miotto e Thiago Pereira.

– Lançamento do documentário “Cecília Wetten – A mulher e a política”, produzido pela equipe do Portal Memória Viva. As pessoas também poderão conhecer algumas das produções dessa rio-clarense que, mesmo não estando entre nós, tem muito a nos ensinar.

Sobre a convidada:

Milene Cristina Hebling é formada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. É professora na rede Municipal de Limeira. Atualmente é mestranda na área de Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Atua principalmente nos seguintes temas: trabalho docente e subversão; crime político; Ditadura Militar, História da Educação do Brasil.

Sobre o Batepapo Cutlural:

O Batepapo Cultural é um evento mensal organizado pela parceria entre a Prefeitura Municipal e a UNESP, com organização do Arquivo Público e Histórico e da Secretaria de Cultura, que tem trazido para Rio Claro o encontro entre pesquisadores de diferentes áreas e a comunidade, sempre com a preocupação de apresentar um outro olhar para a realidade que provoque pensar a vida em sociedade e novos desafios a serem aprendidos.

O 27º. Batepapo Cultural será no dia 21 de Março, às 20h, no Arquivo Público e Histórico – Rua 6, 3265- NAM. A mediação será feita pelo Prof. Romualdo Dias da UNESP – Rio Claro.

Será fornecido certificado. São bem-vindas as doações de livros, gibis, revistas para os projetos sociais.

Skip to content