Reunida no Centro Cultural Roberto Palmari no domingo, 1º de Maio, a Comissão Julgadora classificou e premiou as obras dos 151 artistas inscritos na 29ª edição do Salão de Artes Plásticas de Rio Claro.
Formada pelos artistas plásticos e arte-educadores do Mube/São Paulo Museu Brasileiro da Escultura (Mube/SP) Cirton Genaro (Presidente do Juri), Luiz Castañon e Luis Bayón, a Comissão Julgadora premiou com medalhas de ouro, pelo conjunto de obras, o paulistano Fernando Ekman Simões e Paulo Antonio Tosta, de Jabuticabal, nas categorias Contemporânea e Acadêmica, respectivamente.
As medalhas de prata ficaram com o rio-clarense Eraldo Carlos Lacerda (Contemporânea) e Henrique Otamir José Oliveira, de Paulínia, SP (Acadêmica). Os Bronzes foram para Jesser Valzacchi de Catanduva (Acadêmica) e Denise Müller de Ribeirão Preto (Contemporânea).
Também foram contemplados com menções honrosas os artistas contemporâneos Alzira Ballestero e Odair Demarchi de Piracicaba, os paulistanos Inre Zsolt Magyar, Sarah Akimi Maeda e Antonio Pulquério Filho, o santista José Luiz Ferreira, Carlos Eduardo Zornoff, de Pirassununga, e os acadêmicos Carlos Roberto Miranda de Tatuí, Sergio Rubens Vieira de Almeida, de São Carlos, e os rio-clarenses Eliana Gomes de Sá Costa e Alcides Ximenes Filho.
Participaram do 29º Salão de Artes Plásticas de Rio Claro 151 artistas de 31 cidades de todo o Brasil e das capitais Curitiba, Brasilia e São Paulo, que inscreveram 390 obras – 275 na categoria Contemporânea e 115 na categoria Acadêmica. Cinquenta e dois artistas contemporâneos e suas 76 obras e 19 acadêmicos com 36 obras foram classificados perfazendo um total de 112 trabalhos a serem expostos. O Secretário Municipal de Cultura, Ney Pignataro Fina, observa que “o Salão de Artes Plásticas de Rio Claro tem atraído jovens artistas de todo o Brasil e se mostrado uma grande vitrine para os novos experimentos artísticos que vem sendo pesquisados, principalmente nas tendências não figurativas”.
A abertura e premiação do 29º Salão de Artes Plásticas de Rio Claro acontecem no dia 18 de junho (sábado), às 20h30, no espaço expositivo do Centro Cultural Roberto Palmari, e permanecerá aberto à visitação gratuita até o dia 31 de julho, diariamente, das 9 às 21 horas. O salão é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e faz parte das comemorações dos 184 anos da fundação de Rio Claro.