A sexta-feira (15) é dia de mais bate-papo e ação cultural dentro das comemorações da Consciência Negra em Rio Claro. O tema “Diversidade sexual” será discutido às 10 horas, e às 14 horas haverá atividade sobre dança afro. As atividades, gratuitas, acontecem na sede da Grasifs A voz do Morro, na rua 15, com a avenida 19 no Bairro do Estádio.
A conversa sobre diversidade sexual será comandada pela coordenadora técnica do serviço de atendimento especializado DST/Aids/Hepatite da Secretaria Municipal de Saúde, Yanca Pimentel.
A atividade sobre dança afro, intitulada “O sorriso do corpo”, será ministrada pelo arte-educador, escritor e membro do grupo Ylê Axé Iansã, Marcio Folha.
Para encerrar as atividades dessa sexta-feira, haverá música ao vivo com Niltão tocando clássicos da MPB e do samba.
Atividades
As atividades das comemorações da Consciência negra em Rio Claro prosseguem até o dia 22. São oficinas, palestras, eventos culturais, cerimônias religiosas, concurso de beleza, fóruns, debates e a pré-conferência da saúde para a população negra. A programação é aberta ao público e acontece de maneira descentralizada, em vários locais da cidade.
Realizadas pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra de Rio Claro em parceria com a prefeitura, por intermédio da diretoria de Políticas Especiais e com ação intersecretarial envolvendo vários setores, as atividades têm organização marcada pela forte presença de diversos segmentos da sociedade rio-clarense. Participam a Grasifs Voz do Morro, Pastoral Afro de Rio Claro, Tamoyo, Etiqueta Modelos e Manequins, Templo de Umbanda Lúcia Oiá Caboclo 7 Cachoeiras, Associação de Moradores do Bonsucesso/Novo Wenzel, Associação Cruzeiro do Sul, Equipe Palmares, Photo & Prosa.