Na próxima terça-feira (19), às 20 horas, o Casarão da Cultura abre as portas para a abertura da terceira edição do Festival de Música de Inverno de Rio Claro, que acontece junto com a Exposição “As cores da Música”.
A exposição As cores da Música é uma mostra coletiva temática e reúne trabalhos de oito artistas plásticos convidados para o evento. O tema música foi trabalhado sob os vários olhares, diversas técnicas e diferentes formas de expressões artísticas dos rio-clarenses Ana Cláudia Mattos, Ariana Pieroni, Camilo Riani, Luciano Gama e Olga Cristofoletti Faneco. A mostra ainda conta com a participação de Fernando Peter, de Campinas, e Laís Martinelli, natural de Santa Cruz da Estrela que reside em Paris há vinte anos e possui vínculos familiares na cidade.
Os trabalhos foram selecionados pela sua qualidade e impacto visual. Dentre eles, várias obras foram premiadas nos Salões de Artes Plásticas de Rio Claro.
O primeiro dia de festival apresentará exposição e atrações musicais com Ricardo Yeda Rebouças (violino); Edmur Vieira ( piano) e o Show Demo Hits da Marcos Theodoro & MT Band formada por Marcos Theodoro (teclado e voz), Edu Barsotti ( bateria ), Edson Rodrigues ( baixo ), Bruna Pazzetto ( saxofone ), Guber ( vocal ).
O 3º. Festival de Música de Inverno pretende promover uma verdadeira maratona musical durante 20 dias, com 28 apresentações e 8 atividades educativas (2 apresentações didáticas, 5 workshops e 1 oficina). Inúmeros estilos terão vez: música clássica e erudita, canto lírico, canto coral, modinhas, músicas de seresta, chorinho, samba raiz, samba antigo, mpb, bossa nova, jazz clássico e contemporâneo, baladas, pop-rock nacional e internacional, black music, soul, soul-samba, ska e world music.
O festival tem o objetivo de valorizar e divulgar o trabalho de artistas e músicos e celebrar o ecletismo musical, além oferecer à população atrações diversificadas. A organização destaca a participação de músicos de orquestras do interior paulista, integrantes da Orquestra Filarmônica de Rio Claro, estudantes do Conservatório de Tatuí e músicos da capital que fazem parte das Bandas São Paulo Ska Jazz, Marcinho Eiras Trio, Daniel Murray, Paulo Bellinatti e a indiana radicada no Brasil Ratnabali.
A exposição As Cores da Música permanecerá aberta para visitação de segunda a sexta –feira das 14h às 22h e aos sábados e domingos das 10h às 22h.
O evento é uma realização da Prefeitura de Rio Claro, através da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Orquestra Filarmônica de Rio Claro; conta com a colaboração das Secretarias Municipais da comunidade: Aquiles Faneco ( músico ), Balaio Zen, Boss – Roland, Cia do Tempo, Danilo Vecchiato ( web designer ), EM&T Campinas, Profa. Dra. Georgina Faneco Maniakas, Jog Music, Lig Chopp Germânia, Loc–Tok eventos, Mundocolor, Music Hall Rio Claro, Proac – Governo do Estado de São Paulo, ProEx-UFSCar e SuperSoft Sistemas.
O Casarão da Cultura fica na avenida 3, 568, Centro, (esquina com a rua 7), com entrada franca para todas as atividades.
De 19 de julho a 07 de agosto de 2011
Local: Casarão da Cultura de Rio Claro
Avenida 3 n. 568 – Centro – esq. com a Rua 7
Abertura do festival e inauguração da exposição:
Dia 19 de julho – terça-feira – 20 horas
Exposição As Cores da Música aberta ao público:
De segunda a sexta das 14h às 22h
Sábados e Domingos das 10h às 22h
Atrações diárias sempre com entrada franca