MENU

accessible_forward Acessibilidade
28 de julho de 2010 Cultura

Jardim Elétrico leva rock e blues ao Casarão na 6ª-feira

Rio Claro recebe a banda de Piracicaba Jardim Elétrico nessa sexta-feira (30) dentro do Festival de Música de Inverno que acontece até nove de agosto no Casarão da Cultura. O show começa às 20 horas e é aberto ao público que, nessa sexta, vai curtir o melhor do rock e do blues.

Com sete anos de estrada, a Banda Jardim Elétrico se apresenta em festivais, encontros e festas universitárias de são Paulo e Minas Gerais. No repertório estão incluídos covers de Jeff Halley, Steve Ray Voughan, Muddy Waters e Eric Clapton, além dos nacionais Blues Etílicos, Roberto Carlos, Cazuza e outros.

O quarteto conta com Assis Melo (bateria), Cláudio Camilli (baixo e vocal), Sergio Nappi (guitarra) e Pablo Fonseca (gaita blues e Guitarra). Na apresentação no Casarão da Cultura está prevista a participação especial do rio-clarense Pablo Fonseca na gaita.

Festival

Neste ano são 19 apresentações no Festival de Música de Inverno. Os mais variados estilos musicais estão contemplados na programação, do samba ao jazz, do rock ao chorinho, da música clássica à MPB. O público que comparece às apresentações também pode visitar duas salas montadas no Casarão mostrando um pouco da vida e obra do poeta e músico Sidney Barreto e da Rainha do Rádio Dalva de Oliveira.

O Casarão da Cultura fica na avenida três na esquina com a rua sete, em frente à Praça da Liberdade.

Retratos Musicais

A exposição Retratos Musicais, aberta na noite de 22 de julho também segue no Casarão da Cultura, com novas obras do artista Luciano Gama feitas a partir de inspiração musical.

No ano passado, Gama mostrou retratos de artistas da música durante a primeira edição de festival. O sucesso foi grande e agora novos trabalhos poderão ser conferidos pelo público.

Quadros de Noel Rosa, Tom Jobim, Dalva de Oliveira, Vinícius de Moraes e outros, em um total de 15 quadros, afinam a mostra com a temática musical do festival de inverno no Casarão da Cultura. A exposição pode ser vista diariamente, inclusive aos sábados e domingos, das 10 às 22 horas, até o dia nove de agosto.

Realização

A realização do segundo Festival de Música de Inverno de Rio Claro é da prefeitura de Rio Claro por intermédio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Orquestra Filarmônica de Rio Claro. O apoio é da Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Arquivo Público Histórico Oscar de Arruda Penteado.

A série de eventos tem a colaboração da Cia. do Tempo Antiguidades, Circo Festa, Diretoria Regional do Ciesp em Rio Claro, Germânia Chopperia, Outras Histórias Sebo & Livraria, Jog Music, Maurício Nadin, Mercado da Qualidade, Semearte Arquitetura e Paisagismo, Supermercado Papagaio e Versalhes Locações para Festas.

Programação do 2º Festival de Música de Inverno de Rio Claro

30 de julho – sexta-feira

20h – Rock e Blues com a Banda Jardim Elétrico. Participação especial: Pablo Fonseca (gaita).

 

31 de julho – sábado

11h – Banda União dos Artistas Ferroviários. Praça Liberdade, em frente ao Casarão da Cultura.

20h – Coral Municipal de Rio Claro “O Mensageiro”. Homenagem aos 200 anos de Schumann.

 

Primeiro de agosto – domingo

11h – Quinteto Sopra 5

18h – Projeto 4 e 1/2 Especial. Geraldão do Forró

20h – Samba-rock com a banda Os Toneladas.

 

02 de agosto – segunda-feira

20h – MPB com Nilton e Amélia Riani

20h30 – Roda de Choro com André Haik e convidados

03 de agosto – terça-feira

20h – Banda Jukebox. Surf music, música instrumental e romântica dos anos 60.

21h – Banda Cocktail Blue. Baladas, pop e rock.

04 de agosto – quarta-feira

20h – Grupo Simplesmente Saudade

 

05 de agosto – quinta-feira

20h – Viagem musical com Jorge Soares & Banda

 

06 de agosto – sexta-feira

20h – Noite de Jazz e Bossa. Luciano Filho, Rogério Cerri e convidados fazem jam session.

 

07 de agosto – sábado

10h30 – Ensaio aberto dos alunos da Orquestra Filarmônica de Rio Claro. Professor Fábio Engle

20h – Recital de Piano – Especial Dia dos Pais. Homenagem ao pianista Eugênio Benetti, com produção de Vagner LLari e realização da Secretaria Municipal de Turismo

 

08 de agosto – domingo

20h – Duo Frenesi e convidados. Adriano Nogueira (piano) e Mariana Pires de Oliveira (canto).

09 de agosto – segunda-feira

20h – Baladas e Boleros. Voz e violão: Vagner LLari. Violino: Oswaldo Lima.

21h – Lançamento do CD “O Gaiteiro”, com composições de Sidney Barreto e show de encerramento do segundo Festival de Música de Inverno de Rio Claro, com Anderson Rossetti, Edson Barreto e convidados.

Workshops

Durante o Festival de Música de Inverno de Rio Claro haverá workshops realizados no Casarão da Cultura. Com exceção do workshop do dia 30 de julho, os demais são gratuitos.

Programação dos workshops

30 de julho – sexta-feira

14h às 17h – Pintura de retratos com Rocco Caputo. O preço é R$ 50,00, pagos diretamente ao professor. A tela que será trabalhada durante a aula será sorteada entre os alunos, que devem levar tintas e tela.

 

Primeiro de agosto – domingo

15h às 17h – Piano popular, jazz e a criatividade seqüencial das notas. Professor Luciano Filho (pianista, compositor, arranjador e maestro).

 

07 de agosto – sábado

15h às 17h –“O Universo da Guitarra Elétrica”. Professor Aquiles Faneco (guitarrista), do Instituo de Guitarra & Tecnologia da EM&T de Campinas.

03 de agosto – terça-feira,

04 de agosto – quarta-feira,

06 de agosto – sexta-feira

14h às 16h – Oficina dos sons – Percepção e interpretação de estímulos sonoros, com a professora doutora Georgina Faneco Maniakas (UFSCar) com a participação do ator Cláudio Lopes.

Skip to content