O livro Benito e Velo – Uma Paixão Vermelho e Verde, de autoria de Cláudio Luis Neves Castellano, será lançado nesta sexta-fera (21) a partir das 19h30 no Casarão da Cultura.
O autor é filho de Benito Agnello Castellano e retrata aspectos da História do Velo Clube, focalizando especialmente os anos de 1960 e 1970.
Além da parte histórica, o livro baseia-se nas lembranças do autor quando, ainda menino, acompanhava o pai Benito nas suas andanças pelo mundo do futebol e do Velo. Traz um relato dos principais parceiros e colaboradores daquele período (zeladores, massagistas, roupeiros e dos personagens centrais, os jogadores).
Conta histórias como a da campanha inesquecível de 1968, quando o Velo Clube sagrou-se campeão da Primeira Série da Segunda Divisão de Profissionais, com um timaço.
A partir dessa memorável conquista, o Velo licenciou-se da Federação para construir o seu novo estádio, atingindo um elevado patamar no cenário do futebol paulista a partir de 1972, culminando com o acesso para a Divisão Principal, em 1979. A epopéia da construção do estádio também é lembrada.
O livro aborda ainda o período de dificuldades enfrentado pelo clube após a queda, até se reerguer nos dias de hoje, com perspectivas bastante promissoras.
Esta é mais uma homenagem ao Velo Clube, no momento em que completa 101 anos de existência. É uma homenagem, também, ao Benito e a todos que lutaram e continuam lutando pelo rubro-verde.
Além dos velistas, o livro interessa também aos esportistas em geral, e a todos que se entusiasmam pelos assuntos da cidade.