MENU

accessible_forward Acessibilidade
09 de dezembro de 2010 Cultura

Natal Luz: arranjo raro para obra de Beethoven é destaque 6ª-feira em RC

     A programação do Natal Luz 2010 traz atração muito especial nessa sexta-feira (10). O grupo Solistas de Paulínia lança a partir das 20 horas o CD Sinfonia Eroica de Beethoven no teatro do Centro Cultural “Roberto Palmari”. O espetáculo terá a participação especial do pianista francês Emmanuel Strosser.


      A apresentação é aberta ao público e os convites antecipados estão sendo retirados na Secretaria Municipal de Cultura, localizada no Centro Cultural, das 8 às 17 horas.
     É o primeiro CD dos Solistas de Paulínia, grupo formado em 2001. Pablo de Léon (violino), Horácio Schaefer (viola) e Roberto Ring (violoncelo) convidaram Emmanuel Strosser para interpretar, como um quarteto para piano e cordas, a rara Sinfonia Eroica, em arranjo escrito em 1805 por Ferdinand Ries também nascido em Bonn e  amigo de Beethoven.


     Através de pesquisas e de consultas a músicos e musicólogos, o grupo soube da existência desse arranjo e acabou conseguindo, diretamente na Beethoven-Haus, o museu Beethoven em Bonn, cópias das partituras de uma edição original da época do arranjo da “Sinfonia Eroica” para piano e trio de cordas. “A verdade é que não existe essa partitura à venda, a obra é realmente rara, é pouquíssimo executada no mundo e dela só existe até hoje uma única gravação, feita por um grupo alemão”, conta Ring.
     Mais importante do que isso, destaca Roberto Ring, é que a “Sinfonia Eroica” é uma obra fundamental na história da Música, simboliza a passagem do Classicismo para o Romantismo. “É uma obra central, e para nós é um privilégio poder estudá-la e gravá-la.”
     A “Sinfonia Eroica” tem aproximadamente 50 minutos de duração e está dividida em quatro movimentos: “Allegro con brio”, “Marcia Funebre: Adagio assai”, “Scherzo: Allegro vivace” e “Finale: Allegro molto”.
     O lançamento do CD  Solistas de Paulínia é uma realização da EPTV  e tem o apoio da Prefeitura de Rio Claro através das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo.

Skip to content