A palestra “Novo Mundo, Velhas Instituições: Os Alemães em São Paulo” é evento aberto ao público que acontece nessa quinta-feira (12) às 20 horas no Casarão da Cultura de Rio Claro, paralelamente à exposição “Viagem por Uma São Paulo Alemã – do primeiro assentamento a 1930”, que pode ser visitada até o próximo domingo (15).
Organizada pela prefeitura, por intermédio da Secretaria de Cultura, em parceria com o Colégio Koelle, a palestra será ministrada pelo rio-clarense Bruno Witzel Souza, graduando do sétimo semestre de Ciências Econômicas da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.
Com destaque para cidades do interior como Rio Claro e Limeira, a palestra um panorama geral da imigração Alemã para a então Província de São Paulo, discutindo brevemente as experiências em Santo Amaro e Itapecerica da Serra, e, depois, focando na imigração de povos de língua Alemã (provenientes dos Estados Alemães e da Suíça) para as cidades do interior paulista.
Exposição
A exposição no Casarão prossegue até 15 de maio, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. Aos sábados e domingos, das 9 às 13 horas. A realização da mostra em Rio Claro é uma parceria da prefeitura, por intermédio da Secretaria da Cultura, com o Colégio Koelle e o Instituto Martius-Staden.
Por meio de fotografias, ilustrações, dados e documentos, frutos de pesquisa histórica feita pelo Arquivo do Instituto Martius-Staden, a mostra apresenta os primeiros colonos e suas ocupações iniciais, as inovações e empreendimentos trazidos pelos imigrantes a São Paulo, as diferentes experiências religiosas aqui partilhadas, a vida comercial, aspectos sobre educação, saúde, a vida cultural, os acontecimentos durante a Primeira Guerra e Revolução de 1924 e a expansão rumo ao interior do Estado.
O Instituto Martius-Staden produziu a exposição para ser itinerante e, durante 2011, circulará por várias cidades do Estado de São Paulo, com visitação gratuita. A mostra já esteve no Museu da Jóia em Limeira e, após passar por Rio Claro, rumará para Piracicaba.
Segundo os realizadores, são 18 milhões ou cerca de 10% dos brasileiros com ao menos um antepassado alemão, o que faz da visita à exposição uma experiência enriquecedora e uma maneira de compreender melhor as origens de parte importante de nossa cultura. Em Rio Claro, a influência alemã na formação sócio-cultural do município é muito grande.
O Casarão da Cultura de Rio Claro fica na avenida três, 568, na esquina com a rua sete, Centro.