A Prefeitura de Rio Claro lança nesta quinta-feira (5) o primeiro Festival de Música Estudantil do município. A idéia é estimular novos talentos, mapear a produção musical dos estudantes e promover a integração entre as escolas da cidade. “Estamos abrindo espaço e dando oportunidade aos jovens artistas rio-clarenses”, comenta o prefeito Du Altimari.
O regulamento do festival será apresentado em evento desta quinta, que acontece no Cia Paulista, anexo ao Centro Cultural “Roberto Palmari” a partir das 19 horas, com entrada franca. O pública verá a apresentação da banda Voltare. As inscrições para o festival começam na sexta-feira (6) e as fichas poderão ser retiradas pelos grêmios escolares na Rua 2, 2099, Centro.
O festival vai reunir artistas-solo, duplas, trios e bandas em duas categorias. A categoria Ensino Fundamental, para alunos de 11 a 16 anos, não será competitiva e todos os inscritos devem cursar a escola pela qual fizeram a inscrição. Na categoria Ensino Médio, Cursos Profissionalizantes e EJA, para alunos de 15 a 29 anos, as duplas, trios ou bandas devem ser ter pelo menos um estudante da escola pela qual foi feita a inscrição; os demais não precisam ser estudantes.
“A apresentação das bandas selecionadas acontece no dia 12 de outubro no Jardim Público, em frente ao coreto”, explica o diretor de políticas especiais da prefeitura, Luiz Carlos Rezende.
O primeiro colocado no festival vai ganhar a gravação de um vídeo clipe, fará apresentação no Café Vilhena e será automaticamente classificado para o Festival da Canção, que a prefeitura prepara para o mês de outubro. O segundo colocado terá como prêmio uma apresentação no Café Vilhena e o terceiro colocado levará a quantia de R$ 150,00.
A seleção dos premiados no Festival Estudantil de Música será feita por comissão julgadora e também levará em conta a participação da torcida de cada artista no dia do evento e a quantidade de votos recebidos pelas bandas no grupo “1º Festival de Música Estudantil de Rio Claro” do facebook.