O evento Música Brasileira – Rico Acervo é o destaque da segunda-feira (1) no Festival de Música de Inverno de Rio Claro. O espetáculo reúne duas apresentações e começa às 20h30 no Casarão da Cultura, com entrada aberta ao público.
Uma das atrações é a dupla Polyana Mattos (voz e violão) e Jonas Moncaio (violoncelo), que vai apresentar repertório baseado no samba e na bossa nova.
Natural de Rio Claro, Polyana Mattos começou a tocar violão aos 13 anos. Aos 16, mudou-se para a Inglaterra, onde aprimorou os conhecimentos musicais, especialmente na área do jazz e bossa-nova. Fez parte de vários grupos de MPB, samba e soul da região, realizando shows em clubes, casas noturnas e eventos da cena local. Com a voz e o violão de sotaque tipicamente brasileiro, Polyana Mattos promove instigante fusão entre a estética harmônica da Bossa-nova e da MPB.
O rio-clarense Jonas Moncaio é músico erudito e instrumentista. Seu instrumento principal é o violoncelo. Toca desde os 11 anos. Além da técnica, tem como diferencial a versatilidade, pois toca tanto em orquestras sinfônicas como em bandas de vários gêneros musicais. Participou do grupo IRA no Acústico MTV e é constantemente convidado para tocar com grandes nomes da música brasileira como Alaíde Costa, Zé Geraldo, Zeca Baleiro, Cauby Peixoto, Elza Soares, entre outros.
Choro
A outra apresentação do evento Música Brasileira – Rico Acervo que acontece na segunda-feira dentro do Festival de Música de Inverno, no Casarão da Cultura de Rio Claro, é do grupo Choro Chororô.
O Conjunto foi formado com o intuito de apresentar um trabalho diferenciado na área da música popular brasileira, porque além de instrumentos clássicos do choro, como violão, cavaquinho e pandeiro, integra também o violoncelo.
O objetivo do grupo é a divulgação do choro e a sua valorização como expressão de uma identidade genuinamente nacional, tão representativo que é para o Brasil e as gerações seguintes. Seus integrantes são Jonas Moncaio (Violoncelo), Lucas Penteado (Violão), Diogo Careca (pandeiro) e Diego Stein (Cavaco).
O Choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero musical com mais de 130 anos de existência. Os conjuntos que o executam são chamados “regionais” e os músicos, compositores ou instrumentistas, são chamados de “chorões”.
Apesar do nome, o gênero é em geral de ritmo agitado e alegre, caracterizado pelo virtuosismo e improviso dos participantes, que precisam ter muito estudo, técnica e pleno domínio de seu instrumento. O choro é considerado a primeira música popular urbana típica do Brasil, e é difícil de ser executado.