O Casarão da Cultura de Rio Claro recebe na próxima terça-feira (8) às 20h30, o Projeto Viva Brasil – O Brasil em Composições, homenageando o músico Noel Rosa. O evento, aberto ao público, é uma parceria da prefeitura, por intermédio da Secretaria de Cultura, com a Orquestra Filarmônica de Rio Claro. O apoio é da Secretaria Municipal de Turismo.
O projeto tem a coordenação do músico e cantor Thiago Gama e da analista cultural Ilidia Maria Faneco. O objetivo é divulgar o trabalho de consagrados compositores brasileiros e reunir o maior número possível de músicos de Rio Claro, através de apresentações acústicas.
A idéia é de que o Projeto Viva Brasil se estabeleça bimestralmente, com show sempre no início da semana, onde um evento será realizado para homenagear um consagrado compositor e apresentar o legado do rico acervo da história da música popular brasileira.
Rio Claro possui grande número de músicos talentosos e o Projeto Viva Brasil possibilitará uma confraternização desses profissionais que apresentarão suas diversas formas de expressão artística.
Nesta primeira edição, os músicos que se identificam com o trabalho de Noel Rosa foram agrupados e os próximos eventos estarão abertos para outros músicos também que tenham afinidade com o conjunto da obra de outros compositores, que serão homenageados com a interpretação de músicas consagradas e das menos conhecidas.
Noel
Noel de Medeiros Rosa nasceu em 11 de dezembro de 1910, no Rio de Janeiro, e faleceu em quatro de maio de 1937. Sambista, cantor, compositor, bandolinista e violonista, é um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil.
Teve contribuição fundamental na legitimação do samba de morro no “asfalto”, ou seja, entre a classe média e o rádio, principal meio de comunicação em sua época – fato de grande importância, não só para o samba, mas para a história da música popular brasileira.
Algumas de suas composições se imortalizaram tornando-se atemporais, como Feitiço da Vila, Palpite Infeliz, Com que roupa?, Conversa de Botequim, As pastorinhas, Pierrot Apaixonado e Fita Amarela.
Outras músicas, menos populares, como Feitio de Oração, Palpite Infeliz, Gago Apaixonado, Três Apitos e Último Desejo, possuem a mesma importância no conjunto de sua obra.
Todas essas músicas e ainda outras fazem parte do repertório do show acústico Viva Brasil e serão interpretadas nessa terça-feira.
Quem toca
Thiago Gama e Couro do Cabrito – Feitio de Oração e Retiro da Saudade
Renato Sarmento e Quarteto Sucupira – Estátua da Paciência e Tarzan – O filho do alfaiate
Andinho – Três apitos e Pela Décima Vez
José João Marchesin – Com que Roupa e Palpite Infeliz
João, Vitor e Garça – Mulher Indigesta e Gago Apaixonado
André Haik – Choros
Adriana e Fernando – Rapaz Folgado e Quando o Samba Acabou
Jorge Soares – Último desejo
Vera Lúcia – Na Bahia e Até Amanhã
Jonas Moncaio e Polyana – Conversa de Botequim e Onde está a honestidade
Tika e Emílio Moreira – Fita Amarela, João Ninguém e Pra que Mentir
Vagner LLari e Banda General Lee – As Pastorinhas e Pierrot Apaixonado
Narciso Trevilatto – Feitiço da Vila e O Orvalho Vem Caindo
Duelo – Leonel Arruda e Quarteto Sucupira (composições resultantes da polêmica envolvendo Noel Rosa e Wilson Batista)
O Casarão da Cultura de Rio Claro fica na avenida três, 568, Centro, na esquina com a rua sete.