O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro prevê que o abastecimento de água no município comece a ser normalizado no inicio da noite desta quarta-feira (19). A perspectiva de que a retomada do abastecimento através da Estação de Tratamento de Água localizada na estrada que liga a área urbana ao distrito de Ajapi (ETA 2) aconteça gradativamente até o início da manhã de quinta-feira (20).
O Daae está monitorando a qualidade de água que chega da captação pelo rio Corumbataí. O abastecimento em Rio Claro foi comprometido após o rompimento de barragem pertencente a uma mineradora de Analândia na tarde de terça-feira (18). Na noite de terça, a ETA 2 teve que interromper o tratamento devido ao grande volume de água que veio pelo Corumbataí, com enorme quantidade de material impróprio para o consumo.
Segundo técnicos da Cetesb de Piracicaba, não há sinais de contaminação da água. O Daae, porém, está fazendo outras analises para garantir a qualidade da água que é distribuída à população rio-clarense. A ETA 2 é responsável pelo abastecimento de 60% do município. Distribui água para o Distrito Industrial, região do Grande Cervezão (Parque São Jorge, São José, São Caetano, Ipanema), Mãe Preta, Residencial Florença, Águas Claras, Vila Industrial, Arco-íris, Distrito de Ajapí, Wenzel, Jd. América, BNH, Paineiras, Santa Elisa, Parque Universitário, Centenário, Jardim Guanabara, Terra Nova, Jd.Brasília, Jardim das Palmeiras, Nova Rio Claro, Matheus Manieiro, Panorama, Recanto Paraíso, Alto do Santana, Jardim Karam, Jardim Boa Vista, Santa Maria e imediações.