MENU

accessible_forward Acessibilidade
24 de janeiro de 2012 Desenvolvimento Econômico

Regional de Rio Claro fecha 2011 com 3º melhor desempenho em geração de emprego no estado

Relatório divulgado na última segunda-feira, 23, com levantamento do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) sobre o nível de emprego ao longo de 2011, coloca a regional de Rio Claro em terceiro lugar entre as 36 regionais da entidade espalhadas pelo estado e, especificamente, entre as 18 regionais que apresentaram resultado positivo, visto que nas demais 16 diretorias o desempenho foi negativo.

Segundo o relatório do Ciesp, a regional de Rio Claro teve variação de 6,61% no acumulado de 12 meses fechado em dezembro último. No mês de dezembro, o desempenho foi ligeiramente negativo, situando-se no patamar de -0,76%. Ainda assim, a região ficou entre as nove diretorias regionais que menos sofreram o impacto na geração de emprego, sendo que dessas nove, apenas Santos (1,84%) e São Caetano (0,02%) tiveram desempenho positivo na pesquisa mensal relativa ao mês de dezembro de 2011.

Ao analisar a performance da regional de Rio Claro em 2012, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, João Zaine, confirmou que as ações realizadas pela Prefeitura, “com apoio irrestrito do prefeito Du Altimari”, já sinalizavam para uma boa performance do município nas estatísticas relativas à geração de emprego comparativamente as demais diretorias do Ciesp. “Somos da opinião que crise se combate com o estímulo ao mercado interno, opção que tem sido a grande responsável pelo crescimento brasileiro em cenários como o que estamos presenciando, de desaceleração econômica na zona do Euro e Estados Unidos”, avalia.

“Aqui em Rio Claro, de certa forma, também trabalhamos sob este que eu chamaria de um ‘mantra’ contra crises, cujo conceito também é acreditar no consumo, que gera demanda, que gera produção” afirma. Zaine, todavia, crê que gerar empregos depende, em grande parte, da disposição dos empresários. “Se eles são pró-ativos, tem visão de futuro ampliada, percebem as potencialidades e não desperdiçam oportunidades, pode-se apostar que o desenvolvimento estará presente”. Na opinião do secretário, é exatamente isso o que acontece em Rio Claro. “O que se depreende desses resultados é que o município, no contesto da regional, tem dado o indispensável apoio ao setor sem diferenciar o micro, pequeno, médio e grande empresário” registra o prefeito Du Altimari. “Além disso, os números são reveladores de outra realidade que não deve escapar à nossa percepção: o município disponibiliza excelente infraestrutura, que é um fundamento de toda boa política desenvolvimentista”, conclui.

Pular para o conteúdo