MENU

accessible_forward Acessibilidade
15 de agosto de 2014 Desenvolvimento Social

10º Fórum Regional do Creas reúne 16 municípios em Rio Claro

Com o objetivo de discutir a importância da prevenção à situações de violência, a prefeitura de Rio Claro realizou quinta-feira (14) o 10º Fórum Regional do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Aproximadamente 250 pessoas participaram do evento, que teve representantes de 16 municípios, discutindo o tema “Conhecer para prevenir”.

O Fórum, organizado pela Secretaria Municipal de Ação Social,  discutiu temas relevantes à população, como a violência contra adultos e idosos e a questão do trabalho infantil, além de contextualizar a violência como fenômeno social. Além de profissionais de Rio Claro, o evento recebeu representantes de Piracicaba, Pirassununga, Brotas, Limeira, Conchal, Cordeirópolis, Leme, Cravinhos, Santa Maria da Serra, Capivari, Araras, Mogi Mirim, Santa Gertrudes, São Pedro e Monte Sião (MG).

A secretaria municipal de Ação Social, Luci Helena Wendel Ferreira, mostrou-se satisfeita com os resultados do evento. “As palestras apresentadas no Fórum trouxeram informações que poderão auxiliar no trabalho diário, ajudando os profissionais a atuarem sempre de forma cada vez mais efetiva, buscando minimizar a ocorrência e os impactos da violência, seja ela qual for”, afirmou.

A funcionária do Creas de Leme, Maria de Fátima Bernardes, disse que gostou muito das palestras relacionadas a crianças e idosos. “É um tema que nós trabalhamos constantemente. Este já é o quarto fórum que acompanho aqui em Rio Claro, pois esses fóruns colaboram para auxiliar nos temas cotidianos do Creas, agregando experiência por meio dos profissionais que dão as palestras”.

O prefeito de Rio Claro, engenheiro Du Altimari, reforçou a importância de se discutir e refletir sobre ações de prevenção à violência. ”É preciso refletir e avançar com políticas públicas que sejam, de fato, eficazes e possam diminuir o índice de violência em Rio Claro”.

Para a vice-prefeita Olga Salomão, “temos condições de reverter este quadro, se entendermos que o Estado tem que valorizar a dignidade do ser humano, deixando de favorecer a exclusão social, a sociedade de consumo e as drogas. Devemos refletir sobre isso. Uma forte relação entre o Estado e os Municípios é que vai construir uma cidade mais humana”.

No fórum foram proferidas as palestras “Violência e sociabilidade: desafios contemporâneos” por José Fernando Siqueira da Silva, assistente social e docente da Unesp de Franca – SP;  “Prevenção na situação de risco em adultos e idosos” por Nanci Soares, assistente social e docente da Unesp de Franca – SP e “Os Impactos do trabalho infantil no desenvolvimento de crianças e adolescentes” por Tárcio José Vidotti, juiz titular da 4ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto – SP.

O evento conta contou com o apoio da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social – DRADS de Piracicaba, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, secretarias municipais de Cultura e Turismo, Projeto ProJovem, Colégio Puríssimo Coração de Maria, Associação dos Surdos, Centro Público de Qualificação Profissional, Inclusão Digital e Produtiva e Oficina Jóias da Terra – Biojóias Rio Claro.

Pular para o conteúdo