MENU

accessible_forward Acessibilidade
21 de agosto de 2014 Desenvolvimento Social

2º Fórum de Proteção Social Básica será realizado na próxima sexta-feira

A Prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS), realiza no próximo dia 29 (sexta-feira), o 2º Fórum Proteção Social Básica SMAS: TXAI – Família: fortalecendo laços, rompendo estigmas. O evento será realizado no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM), das 8 às 17 horas, e reunirá equipes técnicas, parceiros da rede e população em geral.

O objetivo do Fórum é provocar a discussão com profissionais da política de Assistência Social e políticas setoriais acerca dos novos arranjos familiares, buscando romper preconceitos e reafirmar a diversidade.  A escolha do tema “Família” se deu pela necessidade de se discutir a diversidade dos novos arranjos familiares, compreendendo a história de formação do povo brasileiro para melhor  se definir estratégias de intervenção com a população atendida, uma vez que um dos princípios da política de Assistência Social é a “matricialidade familiar”.

Segundo os organizadores do Fórum, TXAI é uma terminologia indígena que significa “mais que irmão”, “companheiro”, “a melhor parte de mim pra você”. “A escolha desse termo é para fortalecer uma das matrizes étnicas que compõe a formação do povo brasileiro e que está relacionado aos vínculos comunitários”, explica a coordenadora de Proteção Social Básica, Elaine Siqueira.

No período da manhã a cientista social Bernadete Ap. Caprioglio de Castro Oliveira proferirá palestra com o tema “A formação do povo brasileiro: aspectos econômicos, sociais e culturais”. No período da tarde será ministrada palestra pela psicóloga Disete Devera, com o tema: “A formação da família brasileira: desconstruindo a idéia do modelo de Família Nuclear burguesa”.

Ainda no período da tarde será realizada mesa redonda com o tema “O SUAS e os novos arranjos familiares”. Participarão da mesa redonda as palestrantes Maria Virginia Righetti Fernandes Camilo (com mestrado e graduação em Serviço Social), Maria Aparecida Pelissari (doutora em psicologia) e Claudia Scotuzzi (doutora e mestre em Educação Escolar e gestora regional do Sistema de Proteção Escolar).

Programação:

8 horas – Credenciamento

9 horas – Apresentação cultural (Projovem)

9h15 – Composição da mesa solene, hino Nacional e Hino de Rio Claro

9h45 – Palestra: “A formação do povo brasileiro: aspectos econômicos, sociais e culturais” – Palestrante: Dra. Bernadete Aparecida Caprioglio de Castro Oliveira

10h45 – Debate

11h30 – Intervalo para almoço

13h30 – Apresentação cultural

14 horas – Palestra: “A formação da família brasileira: desconstruindo a ideia do modelo de Família Nuclear burguesa.” – Palestrante: Disete Devera

15 horas – Debate

15h30 – Mesa redonda: “O SUAS e os novos arranjos familiares”- Palestrantes: Maria Virginia Righetti  Fernandes Camilo; Dra. Maria Aparecida Pelissari; Dra. Claudia Scotuzzi

16h30 – Debate

17 horas – Encerramento e entrega de certificados

Pular para o conteúdo