MENU

accessible_forward Acessibilidade
01 de setembro de 2014 Desenvolvimento Social

Cerca de 200 pessoas participam do 2º Fórum de Proteção Social Básica

O 2º Fórum Proteção Social Básica: TXAI – Fortalecendo laços, rompendo estigmas, realizado na última sexta-feira (29) em Rio Claro recebeu aproximadamente 200 pessoas, entre representantes das cidades da região, equipes técnicas, parceiros da rede e população em geral. O fórum foi realizado pela Prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS), com objetivo de estimular a discussão com profissionais da política de Assistência Social sobre políticas setoriais acerca dos novos arranjos familiares, buscando romper preconceitos e reafirmar a diversidade.          TXAI é uma terminologia indígena que significa “mais que irmão”, “companheiro”, “a melhor parte de mim pra você”.

O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Marco Aurélio Campos, declarou estar emocionado. “Viver momentos como esse é muito importante, pois realmente estamos realizando um sonho e vendo o sucesso, devido ao empenho das equipes da Secretaria de Ação Social”.

A secretária municipal de Ação Social Luci Helena Wendel Ferreira disse que é fundamental ter os conselhos municipais como parceiros. “O tema que estamos tratando é muito importante para esta secretaria, pois trata da família, e quando estamos tratando da família, tratamos de um elemento essencial da sociedade”.

A vice-prefeita Olga Salomão representou o prefeito Du Altimari e ressaltou que família não é o que a gente idealiza, mas sim aquela que a gente constrói com solidariedade, um com o outro. “Família é algo muito mais forte que laços de sangue, é isto que vemos aqui hoje. E o tema  escolhido para este fórum nos leva a um debate muito profundo sobre as políticas públicas necessárias para fortalecer esta nova família que surge.  É papel do Estado construir políticas públicas”

A estudante de psicologia, Milena Batista dos Santos, comentou que o Fórum de Proteção Social Básica foi divulgado na sua faculdade e isso a motivou a participar. “Os fóruns agregam valor para a vida pessoal e profissional. Por meio deles somos capazes de expandir nossos conhecimentos e vivenciar áreas da nossa profissão, o que é de suma importância. Uma coisa é ouvir falar, outra é realmente participar e ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Suas, os Cras e outros projetos que são realizados pela Secretaria Municipal de Ação Social”.

Franceli Ortambertins, arquivista do Conselho Tutelar e estudante de Serviço Social ratifica a declaração de Milena quando diz que o Fórum foi importante para adquirir conhecimentos e esclarecimentos. “Essas informações abriram um leque de opções sobre a área em que eu pretendo atuar futuramente”.

Pular para o conteúdo