20 de junho de 2012 Educação

Aulas na escola Marina Cyrino voltam na 2ª-feira, após desratização

As aulas na escola municipal Marina Cyrino, em Rio Claro, serão retomadas na próxima segunda-feira, dia 25. A informação é da Secretaria Municipal da Educação que, a partir de orientação da Vigilância Sanitária e do Centro de Controle de Zoonoses, postergou o retorno das atividades escolares, inicialmente programado para esta quinta-feira (21), como uma medida de segurança a mais até o serviço de desratização ser concluído na unidade de ensino.

Em princípio, não haveria suspensão das atividades. Porém, as aulas na escola foram interrompidas na segunda-feira (18), após nova avaliação dos técnicos da área de saúde que realizam a desratização. “Decidimos pela suspensão temporária das atividades porque a colocação de veneno foi ampliada para as lajes e telhados da escola, e queremos evitar riscos dessas substâncias eventualmente caírem e serem ingeridas pelas crianças”, explica o coordenador da Vigilância Sanitária, Agnaldo Pedro da Silva.

Além da desratização, os técnicos também implantaram as chamadas “barreiras sanitárias” em alguns recintos da escola. São telas de proteção para impedir o acesso de alguns tipos de animais.

O trabalho da Fundação Municipal de Saúde está indo além dos muros da escola. O Centro de Controle de Zoonoses faz a desratização no entorno da unidade de ensino, localizada na Vila Operária. “Trata-se de uma medida preventiva”, esclarece o coordenador do CCZ, Josiel Hebling. “Estamos fazendo buscas em residências e terrenos próximos, para verificar se o problema pode ser fora da escola”, acrescenta, completando que as bocas de lobo das imediações também já receberam o serviço de desratização.

A Escola Marina Cyrino atende 106 crianças de zero a cinco anos. A Vigilância Sanitária informa que mesmo após o retorno das aulas, na segunda-feira, a unidade será monitorada para se averiguar se haverá necessidade ou não de novas medidas.

Desratização

De acordo com a Secretaria Municipal da Educação,  todas as escolas da rede municipal de ensino de Rio Claro passaram por desratização e desinsetização entre janeiro e a primeira semana de fevereiro deste ano.

O prazo de validade desse serviço é de seis meses. Como procedimento padrão, passam por nova desratização e desinsetização no meio do ano apenas as unidades que necessitam desse serviço duas vezes por ano, por estarem localizadas em áreas propícias ao aparecimento de ratos ou insetos. Nesses casos, o serviço acontece durante o recesso de julho, durante o mês de vencimento da ação realizada no início do ano. No caso da escola Marina Cyrino, o trabalho foi antecipado.