A comissão organizadora do concurso que vai definir o selo alusivo ao Ribeirão Claro reúne-se nesta sexta-feira (20) para definir as melhores propostas dos alunos de Ensino Fundamental da rede municipal. A melhor das 120 sugestões será anunciada até a quarta-feira da semana que vem, dia 25. A arte escolhida será adotada oficialmente pelo município e inclusive estampará selo postal utilizado pela agência local dos Correios.
Os alunos de quartas e quintas séries do ensino fundamental municipal receberam orientações para produzirem as propostas. A idéia é que o selo retrate a nova vida do rio Ribeirão Claro, que passa por melhorias providenciadas pelo município. A comissão julgadora fará escolha às 9 horas no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM).
O trabalho em sala de aula acontece após os coordenadores da rede municipal de ensino terem recebido orientações e material de apoio para proporem atividades aos professores.
O objetivo é imprimir uma marca local à Semana do Meio Ambiente, que será celebrada no município, este ano, de 30 de maio a cinco de junho com o tema “Rio limpo, vida novamente”. Já o concurso “Estamos salvando o Ribeirão Claro” envolve quase 2.200 estudantes de Ensino Fundamental em 24 escolas. Cada unidade de ensino participante tem até esta quinta-feira (19) para entregar as cinco melhores sugestões de alunos.
No dia dois de junho no Centro Cultural serão entregues os certificados aos alunos selecionados pelas escolas e aberta exposição com os desenhos dos estudantes e fotos que retratam a história do Ribeirão Claro ao longo dos anos. Essa mostra também será exposta na Floresta Estadual.
Os desenhos selecionados pelas escolas serão avaliados por membros da comissão organizadora do concurso, que reúne integrantes das secretarias municipais da Educação, Meio Ambiente, Turismo, Cultura, Agricultura, Obras, Governo, Fundo Social de Solidariedade, Daae, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Câmara Municipal, por intermédio da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Rural e Floresta Estadual Navarro de Andrade.
O Ribeirão Claro, o mais emblemático dos rios de Rio Claro, está ganhando nova vida. Ações do município recuperam aquele que inspirou o nome da cidade. A revitalização inclui a recuperação de dois quilômetros e meio de emissários de esgotos e a construção de outros sete quilômetros.
Em outra frente, a operacionalização da Estação de Tratamento de Esgotos do Jardim Conduta também é essencial para a despoluição do Ribeirão Claro. Cerca de 40% da água consumida pela população vem do Ribeirão Claro.