Começam nesta terça-feira, 8, as inscrições para as novas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede municipal de ensino de Rio Claro. Para quem deixou os estudos, é a oportunidade de voltar à sala de aula e completar, ou começar, o Ensino Fundamental.
A prefeitura oferece vagas para a EJA 1, que corresponde ao ensino de primeira à quarta séries, e para a EJA 2, equivalente à grade curricular desenvolvida entre a quinta e oitava séries. Segundo a Secretaria Municipal da Educação, não há limite de vagas e as classes são abertas, nas unidades que oferecem EJA, de acordo com a demanda.
As aulas acontecem no período noturno para pessoas a partir de 15 anos. Cada módulo da EJA, que equivale a um ano letivo, dura seis meses. As inscrições acontecem até o próximo dia 23 e, para facilitar aos interessados, podem ser feitas em qualquer unidade de ensino da rede municipal, nos respectivos horários de atendimento de cada uma delas.
Já as aulas estão previstas para começarem no dia 27 de julho. Dez unidades de ensino oferecem a Educação de Jovens e Adultos em Rio Claro.
As escolas Antônio Maria Marrote (Bairro do Estádio), Laura Penna Joly (Ajapi) e Luís Martins (Novo Wenzel) desenvolvem a EJA 1, e a escola Celeste Calil (Novo Wenzel) realiza a EJA 2.
Nas escolas Armando Grisi (Jardim Paulista 2), Caic (Jardim Palmeiras), Marcelo Schmidt (Centro), Sérgio Hernani Fitipaldi (Jardim das Flores), Sylvio de Araújo (São Miguel) e Victorino Machado (Cervezão) o atendimento é feito em EJA 1 e EJA 2.
Alfabetização
Além da Educação de Jovens e Adultos, Rio Claro também redobra esforços para diminuir o analfabetismo no município. A cidade é uma das que estão conveniadas com o governo federal para desenvolver o programa Brasil Alfabetizado.
Também voltada a pessoas a partir de 15 anos, a iniciativa tem como objetivo ensinar o básico da leitura e escrita para analfabetos e analfabetos funcionais.
Um diferencial do programa é que ele pode ser desenvolvido em qualquer lugar – centros comunitários, salões paroquiais, e qualquer outro onde um grupo interessado possa se reunir.
A estimativa é de que Rio Claro tenha por volta de seis mil analfabetos. O governo municipal pede a colaboração da comunidade no sentido de encaminhar essas pessoas ao programa.
Quem conhecer pessoas a partir de 15 anos que não sabem ler e escrever e que têm interesse em aprender, podem entrar em contato com a Secretaria Municipal da Educação (localizada no Núcleo Administrativo Municipal (NAM, rua seis, 3265, Alto de Santana), que está formando os grupos para aulas do Brasil Alfabetizado.