02 de agosto de 2010 Educação

Prefeitura recebe nesta 3ª-feira prédio que será nova creche

A prefeitura de Rio Claro recebe nesta terça-feira (3) as chaves de prédio no Bairro do Estádio que será transformado em creche municipal. “É mais solicitação da comunidade feita através do Orçamento Participativo que estamos atendendo”, comenta a vice-prefeita e Secretária de Governo, Olga Salomão, lembrando que o aumento de vagas de creche na região foi reiteradamente pedido em reuniões do OP. A cerimônia de entrega das chaves esta marcada para as 14 horas, no próprio imóvel, localizado na rua 17, 135, Bairro do Estádio.

A Secretária da Educação, Heloísa do Carmo, vai receber as chaves de representantes do Sindicato dos Metalúrgicos – Regional de Limeira, sub-sede de Rio Claro, do qual a prefeitura adquiriu o imóvel. Nos últimos três anos a prefeitura alugou as instalações para atividades de pré-escola. “Com o remanejamento desses alunos para a escola Antônio Maria Marrote, que foi ampliada com seis novas salas, vamos utilizar o prédio que acabamos de adquirir para criar mais 62 vagas de creche”, explica.

A Secretaria da Educação explica que as salas de creche têm dinâmica diferenciada em relação às de Educação infantil Etapa 2, referente às pré-escolas. “Devido a essas diferenças e à necessidade de atender corretamente crianças na faixa etária de quatro meses e três anos, as instalações recém-adquiridas pela prefeitura passarão por adequações”, explica a diretora de Planejamento e Projetos Especiais da Secretaria da Educação, Eva Murbach. O projeto das obras está em fase de elaboração.

Investimentos

Para adquirir o imóvel, a prefeitura fez investimento de R$ 300 mil. O prédio pertencia ao Sindicato dos Metalúrgicos – Regional de Limeira, sub-sede de Rio Claro. Mensalmente, a Secretaria da Educação pagava R$ 1.757,42 de aluguel para poder utilizar as instalações.

A intenção do governo municipal é de que a nova creche esteja em funcionamento para o ano letivo de 2011. No caso das creches, as ações do governo municipal em adequações e ampliações renderam até agora mais 60 vagas, às quais serão somadas mais 62 com o prédio adquirido pelo município no Bairro do Estádio, além da creche em construção no Jardim Progresso, que terá outras 125 vagas. E com a mudança da creche Santa Rosa, no Grande Cervezão, para prédio próprio, serão outras 30 vagas a mais.

Em outra frente, a creche Sebastião Ambrósio ganhará instalações mais adequadas ao ser transferida para o Complexo Educacional do Jardim Novo I, obra que está sendo finalizada pela prefeitura.