Dois representantes do taekwondo de Rio Claro, a técnica Carmen Pigossi e o atleta Nicholas Pigossi, integraram a seleção brasileira que esteve na Copa do Mundo da modalidade. A competição foi realizada de 28 a 30 de novembro em Abidjan, na Costa do Marfim.
Estiveram presentes na Copa mais de 170 taekwondistas de 15 países diferentes, e a seleção masculina do Brasil conquistou a quinta posição geral. “Nosso desempenho foi ótimo, inclusive recebemos elogios de outras seleções. Apesar de termos parado nas quartas de final, a competição foi bastante proveitosa, principalmente por termos competido por equipes”, afirma Carmen, a técnica de Rio Claro.
Na primeira fase, após sorteio, o Brasil ficou no grupo D, venceu a Nigéria por 10 a 09, mas perdeu para o anfitrião por 30 a 18. Os brasileiros passaram às quartas de final, mas não conseguiram superar o México, perdendo por 23 x 21. Ao final da Copa o México sagrou-se o grande campeão e a Costa do Marfim ficou com o vice-campeonato.
A Copa do Mundo foi disputada no sistema TagTeam (TK5), no qual os países alternam cinco atletas ao longo dos combates. Lutaram pelo Brasil, além de Nicholas Pigozzi, os atletas João Miguel (PR), Guilherme Dias (DF), Felipe Kenji (PR), Henrique Precioso (SP) e João Pedro Chaves (PR).
Exame de faixa
Na tarde de domingo (8), 50 alunos entre crianças acima dos seis anos, jovens e adultos, participam do exame de graduação, também chamado de mudança de faixa, da academia Studio das Lutas, a partir das 15 horas.
Esse dia marca uma importante conquista para Rio Claro, que formará sua primeira sagra de taekwondistas faixa preta, atletas que começaram a praticar a modalidade em meados de 2008 – João Henrique Grella, Adalberto Cânovas, Luiz Henrique Pelegrin e Maria Isabel Mendonça.
O atleta revelação de Rio Claro, Nicholas Pigozzi, fará o exame para 3º Dan, completando mais uma fase em sua carreira para se tornar mestre da modalidade.