A noite desta sexta-feira (30) será de grande emoção para a equipe de voleibol de Rio Claro, que disputa a final da Liga Nacional Sub-23, às 19 horas, contra o Vitória/FSBA (BA), representante da região nordeste, no ginásio FAV-V2, em Maceió. Ambos os times não perderam sequer um set desde na competição, iniciada segunda-feira (26).
Segundo o técnico Márcio Duarte, a equipe da Secretaria de Esportes de Rio Claro realiza nesta manhã treino de uma hora em quadra e na piscina, um trabalho de regeneração muscular. “A ansiedade dos atletas para a decisão é grande, mas pretendemos administrar esse sentimento ao longo do dia e partir para o jogo com força total”, diz.
Ainda de acordo com o técnico, o time conta com jogadores preparados. “Todos os 12 atletas estão no mesmo nível técnico, esperando um jogo acirrado, seguimos investindo na parte tática, nos trabalhos de saque e recepção”, diz.
Ontem (quinta-feira, 30) a equipe rio-clarense vence por 3 sets a 0 a semifinal contra o FME/Içara Esucri (de Santa Catarina) – (25/20, 25/22 e 25/16). O primeiro set foi equilibrado e Rio Claro manteve o bom rendimento no saque, defesa e contra-ataque. No segundo set, a equipe chegou a ficar seis pontos atrás do Esucri no placar (16/22), mas numa virada surpreendente marcou nove pontos e ficou com a vitória.
No set final, o time manteve o bom desempenho em quadra e com tranquilidade saiu na frente no placar, administrou a vantagem e conseguiu a vitória. “Apesar do nervosismo tivemos um ótimo desempenho e nossa arma principal para ratificar a vaga na final foi o saque, além da defesa e do contra-ataque”, afirma Duarte.
No primeiro jogo da semifinal, o representante da região norte, Vitória/FSBA derrotou o Manaus/Nilton Lins por 3 sets a 0 (25/20, 25/22 e 25/23), adquirindo a vaga.
Está é a segunda vez que o voleibol de Rio Claro participa da competição da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), mas é a primeira que conseguiu uma vaga na fase final representando a região sudeste. O campeão da Liga Nacional garante vaga na Superliga B de Voleibol, que será disputada em janeiro de 2014.