Com temperatura amena e o mar tranquilo, o triatleta Luan Ortiz, que tem o apoio da Secretaria de Esportes de Rio Claro, sagrou-se campeão da quarta etapa do 23º Troféu Brasil de Triathlon, disputado em Santos.
Participaram da tradicional competição da América Latina 650 atletas: na distância olímpica foram aproximadamente 250 amadores e, na categoria do rio-clarense – 25 a 29 anos, 25 competidores.
Apesar de ter alterado a estratégia para a prova, por conta das alterações climáticas, Ortiz largou bem e conseguiu impor um ritmo forte saindo da água em segundo lugar após nadar 1.500 metros no tempo de 17 minutos e 58 segundos.
“O ciclismo foi a parte mais crítica da prova, pois estava muito escorregadiço e perigoso, porém consegui fazer bastante força e ao mesmo tempo ser cauteloso nos retornos, evitando quedas”, diz Ortiz. O triatleta pedalou 40 km e logo nos primeiros metros já assumiu a liderança, finalizando em uma hora e 19 segundos.
“Comecei a corrida de 10 km com certa vantagem e terminei a modalidade em 35 minutos e 34 segundos. Considero esta como uma das melhores corridas da minha vida”, afirma.
Ortiz terminou as três modalidades em uma hora, 53 minutos e 52 segundos, e além do título da categoria, foi o primeiro colocado no geral entre os amadores. “Conquistei mais um pódio na competição, mantendo a minha liderança na categoria com 100% de aproveitamento”, acrescenta.
O próximo desafio de Ortiz será no domingo (29), quando participará da Maratona Caixa de Santa Catarina, em Florianópolis. “Vou correr aproximadamente 42 km e a competição servirá como um complemento aos meus treinamentos”, finaliza. A largada será às 7h30, na Passarela do Samba Nego Quirino.