No fim da tarde de quinta-feira (28) aconteceu no Departamento de Tiro do Clube de Campo de Rio Claro a inauguração da Pedana Olímpica. A instalação da nova máquina da marca Matarelli – Italianas, só foi possível através da parceria entre o Clube de Campo, Comitê Olímpico Brasileiro e a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes (Seme).
“O esporte foi uma área muito valorizada pela nossa administração e, como retorno, tivemos grandes revelações com os atletas da cidade que conseguiram vagas olímpicas. Além das diversas outras modalidades que nos surpreenderam no âmbito regional, para chegarmos à colocação que ocupamos ano passado nos Jogos Regionais do Interior: terceiro lugar, apenas três pontos atrás de Campinas”, disse o prefeito Du Altimari.
Agora a Pedana Olímpica abriga duas modalidades de Tiro Esportivo, a área do Trap Americana, em que um prato é lançado a aproximadamente 60 quilômetros por hora de velocidade e cai a 45 metros de distância; e a área da Fossa Double, em que dois pratos simultaneamente são lançados ao ar a 80 quilômetros por hora e caem a uma distância de 55 metros de distância.
“Esta instalação é um sonho para qualquer atleta que pratica este esporte, além de promover a modalidade na cidade incentivando sua pratica”, disse Filipe Fuzaro. Por meio da instalação o rio-clarense não precisa mais viajar para praticar, e agora está treinando em casa.
Fuzaro deu seu primeiro tiro aos cinco anos e já aos 11 participava de campeonatos da categoria júnior, mas foi a partir de 2004 que se profissionalizou na modalidade. Felipe está de malas prontas para os Jogos Olímpicos de Londres, onde representará o país na Seleção Brasileira e colocará mais uma vez Rio Claro no cenário mundial do esporte.
Compareceram à cerimônia de inauguração representantes da diretoria do Clube de Campo, da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo e da Cia Brasileira de Cartuchos, além do secretário municipal de Esportes, Jorge Sasso, e a vereadora Maria do Carmo Guilherme.