Município de Rio Claro realiza nesta sexta-feira (01) a abertura da 10º Conferência Municipal de Saúde. O evento é organizado pela Fundação de Saúde em parceria com o Conselho Municipal de Saúde e acontece nos dias 1 e 2 de julho, no Sesi, aberto à comunidade. As propostas apresentadas nas pré-conferências realizadas durante o mês de junho serão analisadas e votadas na plenária, dia 2.
Segundo Edison Rodrigues Filho, diretor geral de administração da Fundação de Saúde, a conferência segue a linha de priorizar o eixo da democracia participativa. “A população se envolve diretamente na decisão de ações do governo”, ressalta.
A cada dois anos a conferência municipal é realizada e seleciona propostas para serem encaminhadas à conferência estadual e, posteriormente, à nacional. Neste ano, o tema discutido é “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”.
A conferência foi convocada pelo prefeito Du Altimari e, inicialmente, foram as pré-conferências, nas quais, além da definição das propostas que serão analisadas no dia 2 de julho, foram eleitos os delegados e suplentes que participarão da conferência. Os delegados eleitos são os representantes da comunidade com direito a voto na plenária, na qual também votam os delegados natos, que são os membros titulares do Conselho Municipal de Saúde.
Entre os temas que serão discutidos pelos participantes da conferência destacam-se a política de saúde na seguridade social; a participação da comunidade e controle social; a gestão do SUS, que inclui itens como financiamento, pacto pela saúde e relação público-privado; e a gestão do sistema, do trabalho e da educação em saúde.