MENU

accessible_forward Acessibilidade
09 de agosto de 2011 Fundação de Saúde

Comitê Gestor de Urgências de RC foi nomeado 6ª feira

O Comitê Gestor do Sistema de Atenção às Urgências de Rio Claro foi nomeado nessa sexta-feira, 05. Durante os dirscursos as autoridades ressaltaram a importância do Serviço Móvel de Urgência (Samu) no município. “A equipe do Samu tem mostrado com eficência o quanto esse serviço tem a contribuir com a saúde em Rio Claro”, afirmou o prefeito Du Altimari.

A vereadora Maria do Carmo Guilherme observou que “o Samu está trabalhando, salvando vidas, o que demonstra o compromisso do serviço com a poulação”. Para diretor médico do Samu e presidente do Comitê Gestor, Dr. Jair Vergínio, o Samu é um serviço que chega para fazer parte das instituições já formadas do município e cabe ao comitê articular essas instituições, obter dados e otimizar os recursos que já existem na cidade em benefício da população.

Entre ouras atribuições, o comitê atua em casos de acidentes de grandes proporções, como enchentes ou desabamentos, organizando maneiras de ajudar a comunidade.

A entidade também propõe prioridades, métodos e estratégias para a formação e educação permanente dos profissionais que trabalham na área de urgência e emergência do município.Em linhas gerais, a finalidade do grupo é atuar na formulação, pactuação, discussão, avaliação, controle das ações de prevenção, promoção e assistência à saúde na área de urgência e emergência.

“O Comitê Gestor representa grande força dentro da Política Nacional de Atenção às Urgências”, enfatizou o diretor geral de administração da Fundação de Saúde, Edison Rodrigues Filho.

Fazem parte do Comitê Gestor quatro representantes da Fundação Municipal de Saúde, sendo um diretor do atendimento de urgência e emergência, um coordenador de área específica (Samu) e dois representantes da FMS; três representantes do Poder Público Municipal, contando com um membro da Secretaria de Governo, um da Guarda Civil Municipal e um da Defesa Civil; quatro representantes do Poder Público Estadual, sendo um do Corpo de Bombeiros, um da Polícia Rodoviária Estadual, um da Polícia Militar e um da Polícia Civil; um representante de cada hospital do município;um representante de todas as empresas concessionárias de rodovias; e um representante do Conselho Municipal de Saúde de Rio Claro.

Também estiveram presentes na nomeação do Comitê Gestor do Sistema de Atenção às Urgências a vice-prefeita e secretária de Governo, Olga Salomão, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rosane Victoria da Silva, e os vereadores Sergio Desiderá e Pitico do Bar.

Pular para o conteúdo