MENU

accessible_forward Acessibilidade
18 de dezembro de 2012 Fundação de Saúde

Nebulização contra a dengue acontece 4ª feira nos bairros São Miguel e Inocoop

Nesta quarta-feira (19) o Centro de Controle de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro realiza nebulização contra a dengue nos bairros São Miguel e Inocop, onde recentemente foram identificados dois casos importados de dengue. O trabalho preventivo será feito para evitar que outras pessoas sejam contaminadas pela dengue.

Através da nebulização os mosquitos que estão voando são mortos, porém vale ressaltar que as larvas e ovos não morrem com o veneno, podendo adquirir resistência ao inseticida, o que torna imprescindível que a população se empenhe em eliminar os criadouros do mosquito, impedindo sua reprodução.

Os agentes de saúde do CCZ realizam diariamente visitas em residências procurando e eliminando sobre criadouros de dengue, além de fazer orientações. O trabalho acontece inclusive nos finais de semana, na tentativa de encontrar os moradores que estiveram ausentes durante a semana. Os agentes de endemias visitam os chamados pontos estratégicos, como borracharias, depósitos, escolas e empresas à procura de criadouros. Nestes pontos são utilizados larvicidas e os responsáveis recebem orientações sobre como evitar a dengue.

O departamento de Informação, Educação e Comunicação (IEC) realiza palestras gratuitas, distribui material informativo, como folhetos e cartazes, material pedagógico, informa diariamente a localização dos agentes de saúde e o número de casos da doença, através das redes sociais, além de realizar mobilizações para chamar atenção de toda população para este tema sempre presente e preocupante.

Para aumentar o número de multiplicadores de informações sobre dengue, a Fundação Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, forneceu para os alunos dos quartos anos de toda rede municipal de ensino, o Kit Dengue, material que inclui cartilha com informações sobre a dengue e modo de prevenção, jogos e crachás. Também será inserida a problemática da dengue nos temas transversais da escola, integrando matemática, ciências, geografia, língua portuguesa , educação física, etc. O material foi distribuído pessoalmente pelo prefeito Du Altimari. Ação que é elogiada e recomendada por autoridades sanitárias, que solicitam a participação de todos os gerenciadores municipais como importante modo de conscientização da população.

Através das ações desenvolvidas, Rio Claro conseguiu diminuir o número de casos positivos de dengue. Em 2011 foram registrados 1767 casos da doença. Até o momento, este ano foram registrados 219 casos de dengue.

O CCZ alerta que com a chegada das chuvas, viagens de férias e final de ano a atenção deve ser redobrada, indicando duas ações simples e fundamentais para acabar com a dengue, sendo elas jogar lixo em locais corretos e eliminar qualquer quantidade de água parada. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones do CCZ, 3527-0309 e 3535-4441.

Pular para o conteúdo