Rio Claro continua mobilizado contra a dengue. Além das ações do poder público, a comunidade também se manifesta pela conscientização de todos sobre a importância do alerta permanente contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Nesta quinta-feira (26), o Projeto Bandeirantes realiza passeata que começa às 14 horas e seguirá pelo Jardim Bandeirantes para reforçar as medidas de prevenção à dengue.
A Fundação Municipal de Saúde participa do evento. A equipe do setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC) do Centro de Controle de Zoonoses estará presente à passeata, que terá fanfarra, faixas, distribuição de folhetos e orientações aos moradores para a eliminação dos criadouros. Dois destaques serão a presença do boneco Agente Cabeção e as crianças que cantarão o Rap da Dengue, composto pelos integrantes do Projeto Bandeirantes.
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, esse tipo de iniciativa da população é importante e ajuda de maneira efetiva no combate à dengue, já que as ações da comunidade eliminando os criadouros é a principal arma contra o Aedes aegypti.
No domingo (22) um grande mutirão aconteceu no Jardim Guanabara. A ação, organizada pela Associação de Moradores do bairro, também contou com a participação da Fundação Municipal de Saúde e da prefeitura de Rio Claro, além de entidades e da comunidade das imediações.
O Centro de Controle de Zoonoses lembra que o Guanabara já foi bastante crítico em relação ao mosquito da dengue, mas conseguiu reduzir significativamente a quantidade de criadouros graças a atividades como a que será feita nesta quinta-feira no Jardim Bandeirantes.