A Fundação Municipal de Saúde conclui nesta quarta-feira, 1º de dezembro, a campanha de estímulo a realização de exames para diagnóstico precoce de HIV. O trabalho será feito das 9 às 13 horas, no Jardim Público por integrantes do programa municipal de prevenção à Aids.
“O exame é gratuito e os resultados ficarão prontos em aproximadamente quatro semanas, sendo comunicados exclusivamente ao paciente”, informa Neide Heloisa Outeiro Pinto, coordenadora do programa.
Os postos fixos de coleta de material começaram a funcionar nas unidades de saúde em 16 de novembro e, os volantes, envolveram empresas que responderam positivamente ao convite para participarem da campanha e alguns locais públicos.
Para desenvolver a campanha, denominada Fique Sabendo, Rio Claro mobilizou aproximadamente 40 profissionais. Os organizadores lembram que “Aids tem tratamento e que o teste é um direito de todo cidadão”.
Todas as pessoas acima de 14 anos podem solicitar a realização do exame. Os menores de idade, porém, passam pelo setor de aconselhamento que decide se o interessado pode ou não fazer o exame. Na hora de retirar o resultado do exame, o menor deverá estar acompanhado por responsável.