MENU

accessible_forward Acessibilidade
26 de maio de 2011 Fundo Social de Solidariedade

Campanha pelo descarte correto de medicamentos chega à 3ª etapa em RC

A frente de trabalho que vai levar aos estudantes de Rio Claro informações sobre o descarte correto de medicamentos realiza reunião na próxima segunda-feira (30) com diretores da rede municipal. Representantes das farmácias parceiras e do Fundo Social de Solidariedade também falarão sobre o assunto, no próximo dia sete, com coordenadores de ensino da rede, que vão multiplicar as orientações aos demais professores para trabalhos em sala de aulas com alunos.

É a terceira etapa da campanha de arrecadação de medicamentos vencidos, lançada pela prefeitura de Rio Claro e o Fundo Social de Solidariedade na terça-feira (24) no paço municipal. “Agora, com maior número de parceiros, mais bairros serão cobertos pela campanha”, avalia Rosana Pinhati Altimari, presidente do Fundo Social, enquanto o prefeito Du Altimari destaca a colaboração dos parceiros do programa, observando que a formação de redes sociais vem ganhando espaço mundialmente. “E, no caso de Rio Claro, este programa poderá se configurar como um exemplo para o Brasil”, disse.

Realizada em parceria com farmácias e apoio de empresas, entidades e comunidade, a campanha “Descarte Consciente” investe na fase lançada na terça-feira na massificação das informações sobre a importância de se descartar corretamente os medicamentos que estão fora do prazo de uso. O recolhimento dos remédios vencidos prossegue e, paralelamente, está sendo organizada uma ampla campanha para multiplicar as informações sobre os perigos à saúde de se manter medicamentos vencidos em casa e os problemas ao meio ambiente causados pelo descarte incorreto.

Presente ao lançamento, a enfermeira Raquel Conrado de Oliveira, que falou em nome das farmácias parceiras, parabenizou os organizadores e participantes, “pois a sustentabilidade faz a diferença para um mundo melhor”. Já o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Celso Endres, lembrou que a melhoria da qualidade de vida do brasileiro está na missão da Caixa e que “esta iniciativa do correto descarte de medicamentos tem tudo a ver com nossa proposta, daí nossa decisão em patrocinar a iniciativa”.

A expectativa dos organizadores é manter e até ampliar o sucesso que a campanha vem fazendo até aqui. Somente em abril as farmácias parceiras recolheram e descartaram – de forma adequada – 6.050 comprimidos, 314 vidros de medicamentos e 122 frascos de pomadas. Folders e sacolinhas de descarte estão sendo providenciados e serão utilizadas como material de apoio às palestras em empresas. “O folder e a caixa coletora diferenciada também serão importantes para o crescimento da campanha”, comenta a presidente do Fundo Social.

A vereadora Mônica Hussni Messetti, autora da 4204/2011, que institui a campanha de incentivo ao descarte consciente de medicamentos com prazo de validade vencidos, mostrou-se otimista em relação a aplicação da lei. “Esta lei vai pegar, o que é muito bom para a sociedade, pois, mesmo o tratamento de esgoto não consegue eliminar da água alguns medicamentos”, afirmou numa referência a medicamentos que são jogados em vasos sanitários.

Elemento central da terceira fase da campanha, uma cartilha sobre o descarte de medicamentos vencidos será distribuída em escolas da rede pública de Rio Claro. Com informações e orientações em forma de história em quadrinhos, o material também tem passatempos e utiliza uma linguagem leve e clara para tratar do tema.

Para a comunidade participar da campanha basta levar o remédio vencido a uma das 13 farmácias parceiras – Farmácia Unimed, Art-farmacos, Drogaria Novo I, Farmácia da Santa Casa, Pharmacia Cantinho da Terra, Farmácia Rhaizes, Drogaria Dinâmica, Droga Nossa, Drogaria São Caetano, Homeoderma Manipulação, Drogaria Avenida, Farmazul, e Farmácia Saibreiro.

A realização da prefeitura, por intermédio do Fundo Social de Solidariedade junto com a Fundação Municipal de Saúde e Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente, tem apoio da TV Claret, Rádio Claretianas FM, Rede Cidade Livre, Jornal Cidade, Tribuna 2000, Jornal Regional e Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (Acirc).

Os vereadores Julinho Lopes, Raquel Picelli e Maria do Carmo Guilherme também marcaram presença no evento.

Skip to content