Tem início nesta segunda-feira (25) a 1ª Semana do Motociclista de Rio Claro, evento realizado pela Prefeitura de Rio Claro e Câmara Municipal, com apoio de motoclubes, motogrupos e motociclistas, com a finalidade de prevenir acidentes, promover a solidariedade, divulgar a filosofia motoclubista e fortalecer a união entre usuários de motocicleta.
A programação começa com a campanha de doação de sangue ao Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia, que estará recebendo voluntários durante toda a semana, no horário das 7 às 11 horas. Às 9 horas, será aberta ao público a exposição Fotos & Motos, no saguão do Paço Municipal, contendo imagens de eventos, encontros e ações solidárias desenvolvidas pelos diversos motoclubes e motogrupos existentes no município. A exposição poderá ser visitada até sexta-feira, das 9 às 17 horas.
A abertura oficial acontece na segunda-feira, às 20 horas, no Plenário da Câmara Municipal, contando com a presença de autoridades, motociclistas e comunidade. José Maria Chiossi, secretário municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário falará sobre segurança no trânsito urbano, enquanto o trânsito nas rodovias será abordado por Bruno Torretta, do Projeto Escola Centrovias, que explicará sobre o Programa Viva Motociclista realizado em parceria com a Polícia Rodoviária.
Na terça-feira, no salão nobre da Câmara Municipal, às 20 horas, acontece o Painel “Segurança em Duas Rodas”, com a presença de Alcione Alves Oliveira Buzo, coordenadora geral do SAMU-Regional de Rio Claro, que apresentará os trabalhos e resultados obtidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência que acaba de ser implantado no município. A seguir, João Augusto Carvalho, comandante da Patrulha Civil – Grupamento de Rio Claro passará instruções de primeiros-socorros, PLS (posição lateral de segurança) e explicará procedimentos de reanimação cardiopulmonar (RCP), já com as mudanças do novo protocolo.
Marcando o Dia Nacional do Motociclista, na quarta-feira, 27, acontece o passeio noturno pelas ruas do município. A concentração tem início às 19 horas, na Avenida 24 com Rua 15, Jardim São Paulo (na quadra da antiga Vila Velha), seguindo o mesmo trajeto do ano passado, com destino à Praça do Motociclista “João Sartori”, no Jardim Floridiana, onde haverá um ato simbólico.
A quinta-feira, 28, será reservada para uma confraternização entre motociclistas e simpatizantes, a partir das 19 horas, na Praça Dalva de Oliveira (Avenida Tancredo Neves com Rua 14). Haverá apresentação da Banda Calamidade, que tocará clássicos do rock e sorteio de brindes aos participantes. Para concorrer, pede-se a doação de alimentos não perecíveis, exceto sal.
Na sexta-feira, 29, as comemorações serão realizadas nas sedes dos motoclubes. Antecipando as festividades, a programação contou com instalação de antenas anticerol e check-list grátis pela Esport Motor, Missa do Motociclista na Igreja Matriz de Sant’Ana e visita aos abrigados do Emaús. A Semana do Motociclista de Rio Claro foi instituída pela Lei Municipal nº 3619, de 15 de dezembro de 2005, alterada pela Lei Municipal nº 3983, de 07 de outubro de 2009.
Toda a programação é gratuita, estando a população convidada a prestigiar.
Informações pelo telefone (19) 3023-7822.