O prefeito Du Altimari acompanhou a conclusão da primeira etapa das obras da Avenida 50A com Avenida Brasil.
Na manhã desta quinta-feira, 6, o trânsito de veículos foi liberado no novo trecho.
O prefeito Du Altimari acompanhou nesta desta quinta-feira, 6, a conclusão da primeira etapa da ampliação e reestruturação da rotatória da Avenida 50A com a Avenida Brasil. “O fluxo de veículos está sendo completamente reorganizado neste ponto, após 20 anos de solicitações”, comenta, lembrando que o trabalho foi todo executado com mão de obra e recursos próprios do município.
Para orientar os motoristas e pedestres, a Secretaria de Mobilidade Urbana e Sistema Viário providenciou a sinalização de solo com a orientação dos desvios.
O secretário de Obras, Ivan Domenico, esclarece que nessa fase, considerada a maior do projeto viário, foi providenciado o alargamento da rua 3A e a construção da alça de retorno com quatro pistas. “Também alargamos a Avenida Brasil”, comenta.
Ainda na quinta-feira o trânsito de veículos foi liberado na nova rotatória. A Secretaria de Obras inicia imediatamente a segunda etapa do projeto, focado no fechamento de um cruzamento e a construção de guias e sarjetas numa extensão de 50 metros até a avenida 50A. A nova rotatória também terá semáforos.
“Assim que for implantado todo o projeto, os problemas de trânsito estarão praticamente solucionados nesta região de acesso ao Distrito Industrial”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, José Maria Chiossi, ressaltando as duas décadas de pedidos dos motoristas e pedestres para melhorias naquela região.
Chiossi lembra que fluxo do trânsito cresceu muito e hoje mais de 15 mil veículos circulam diariamente pelo trecho. Para se ter idéia, em uma das empresas localizadas no Distrito Industrial entram aproximadamente 220 caminhões por dia.
Durante a vistoria de quarta-feira, Altimari percorreu todo o trecho da nova rotatória para verificar as mudanças implantadas e a fluidez do trânsito. O prefeito foi acompanhado pelos secretários de Administração, José Roberto Reginatto; e de Agricultura, Carlos Alberto De Lucca, além do comandante da Guarda Civil Municipal, José Sepúlveda.
O vereador Julinho Lopes também participou da entrega da primeira etapa das obras da rotatória. Na avaliação do vereador, a reorganização do tráfego na região irá beneficiar uma parcela significativa da população e dos trabalhadores que utilizam a avenida diariamente.
População aprova nova rotatória
Cícero João dos Santos possui um quiosque há cerca de nove anos no local. Ele acompanhou dia a dia o trabalho desenvolvido pela prefeitura e afirmou que as mudanças foram positivas e irão beneficiar toda a comunidade.
Paulo César Pereira da Silva é motociclista e reside na Vila Alemã. Ele também aprovou as mudanças. Disse que a construção das novas pistas dará mais segurança aos motoristas que passam pela região.
Após concluir as obras na rotatória da Avenida 50, será iniciada a etapa do projeto de reurbanização, paisagismo, melhorias na ciclovia e mudanças no setor viário da Avenida 80 até a Avenida dos Estudantes. A obra na rotatória da Avenida 50-A foi iniciada em novembro do ano passado.
Além da Vila Alemã, Jardim América, Vila Martins e Jardim Floridiana, a obra beneficia diretamente moradores e quem trafega de e para bairros como Vila Cristina, Distrito Industrial e Grande Cervezão, entre outros.