MENU

accessible_forward Acessibilidade
02 de abril de 2013 Segurança e Defesa Civil

Choveu muito acima do esperado em Rio Claro nesta 3ª-feira

A Defesa Civil de Rio Claro informou no início da tarde desta terça-feira, 2, que a situação decorrente das fortes chuvas que caíram sobre a cidade a partir das  4h00 até por volta das 10h30, marcaram recorde de precipitação no município desde o início da Operação Verão, que começou em 1º de dezembro.

Durante a madrugada foram registrados 10 mm de chuva. Logo no início da manhã, em apenas duas horas, mais 55,4 mm, totalizando 65 milímetros em poucas horas. A quantia de água surpreendeu, pois a meteorologia previa para o período índices entre dois e dez milímetros.

A Defesa Civil, que já vinha monitorando as precipitações, mobilizou-se rapidamente, junto com outras secretarias municipais e Corpo de Bombeiros, atuando prontamente para amenizar a situação. Não foram registradas vítimas ou situações mais graves.

Com tanta água, a Avenida Visconde do Rio Claro – uma das principais da cidade – foi inundada. No Lago Azul, área de lazer da cidade, a água também transbordou e invadiu a Avenida Visconde, ampliando o problema naquela via pública.

Na avenida 14 com rua 13 – próximo ao hospital da Unimed um poste de iluminação pública caiu sobre um hidrante, instalado na calçada. Com o impacto, o hidrante quebrou, provocando vazamento de água. O Daae foi acionado e uma equipe do setor de manutenção foi até o local, fechou o hidrante para controlar a vazão de água, uma vez que o serviço na rede somente poderia ser feito após os funcionários da Elektro retirarem o poste que caiu em cima do hidrante. Em razão deste acidente, houve uma redução na pressão da água do Jardim São Paulo, sem, porém, interromper o abastecimento de água.

As chuvas também provocaram o rompimento de uma rede de água de 100 milímetros de diâmetro que passa por uma galeria no Jardim Inocoop. Devido ao rompimento da tubulação o bairro ficou temporariamente sem água. As equipes do setor de manutenção do Daae trabalharam no local para efetuar o conserto da conexão da rede.

Uma pane na rede de energia prejudicou o funcionamento dos semáforos em vários cruzamentos na Avenida Visconde. Ficaram temporariamente fora de funcionamento os semáforos da Visconde nos cruzamentos com as ruas 11 e 12; nas avenidas 26 e 24. Em momentos de interrupção de trânsito, principalmente em casos imprevistos, é fundamental aos motoristas redobrarem a atenção à sinalização. A equipe da Prefeitura responsável pela manutenção dos semáforos fez o reparo nos equipamentos danificados.

Pular para o conteúdo