Mais de 7.400 itens foram coletados na primeira etapa da campanha pelo descarte consciente de medicamentos em Rio Claro. O número foi apresentado no último domingo (7) pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosana Altimari, em evento na antiga estação ferroviária com os grupos da Melhor Idade.
Realizada de 27 de setembro, na Semana do Idoso, a 31 de outubro, a primeira etapa da campanha coletou gêneros como comprimidos e pomadas. “A participação de vocês, que atuaram como multiplicadores de informação, alertando vizinhos e familiares sobre os perigos da automedicação, foi fundamental para o sucesso da fase inicial da campanha”, disse Rosana Altimari para as mais de 300 pessoas reunidas na antiga estação.
A prefeitura e o FSS continuam realizando a campanha, que na próxima etapa será voltada a outros setores da comunidade. Farmácias receberão caixas coletoras de medicamento, haverá divulgação com cartazes e folders sobre a campanha e ação junto às empresas para ajudem na multiplicação das informações entre os funcionários.
“Além de questões de saúde, essa campanha tem grande importância ambiental, uma vez que esses remédios não correrão o risco de contaminar o meio ambiente, devido ao descarte incorreto”, comenta a presidente do Fundo Social de Solidariedade. “Temos muitos relatos de famílias que, sem saber o que fazer com remédios vencidos, colocam esse material no lixo comum ou os envia para a coleta seletiva, o que é errado, pois existe uma coleta especifica para esta finalidade junto as empresas de saúde, que encaminham esses remédios vencidos para serem incinerados”, observa.
Na primeira etapa da campanha, nove farmácias serviram como ponto de coleta dos medicamentos sem uso – Famazul, Farmácia Unimed, Farmácia Santa Casa, Drogaria Novo I, Art Farmacos, Cantinho da Terra, Homeoderma, Raízes e Farmácia São Caetano. Essas empresas também colaboraram com o evento do último domingo, doado brindes que foram distribuídos entre os participantes.