As atividades da Semana da Pátria de Rio Claro continuam nesta quinta-feira (2) no paço municipal com a participação das escolas Sérgio Hernani Fitipaldi e Michel Antonio Alem, que fazem apresentação ao público desenvolvendo temas relativos ao 7 de Setembro. O investigador da Delegacia Seccional de Rio Claro, Marcelo Vinícius de Castro, é o convidado desta manhã para falar aos presentes sobre “Pátria”. Aberto ao público, o evento começa às 9 horas.
A abertura da Semana da Pátria de Rio Claro começou na quinta-feira (1) com presença de alunos das escolas Djiliah Camargo de Souza, Sylvio de Araújo e Colégio Koelle. O sargento Agnaldo José Heleodoro de Arruda, do Tiro de Guerra de Rio Claro, fez um relato histórico da luta pela independência brasileira.
O prefeito Du Altimari frisou que o dia 7 de setembro representa, além da independência do país, uma expectativa de futuro melhor para todos. “Em 2022, quando completarmos 200 anos de nossa independência, as crianças de hoje serão adultas e o que elas mais desejam é encontrar um país mais justo, de paz e de cidadania” destacou. “Por isso, o futuro é hoje”, afirmou.
A vice-prefeita Olga Salomão ressaltou as conquistas individuais e coletivas que se seguiram à independência do país. “Independência significa cada indivíduo ter a liberdade de escolher e votar acima de tudo em quem fará do Brasil um grande país”, afirmou. “Sete de setembro é sinônimo de amadurecimento do povo brasileiro e nossas crianças devem estar preparadas para governar o Brasil de amanhã”, acrescentou.
A presidente da Câmara Municipal, Mônica Hussni Messetti, salientou que a independência deve ser um processo constante. “Precisamos continuar lutando para que Rio Claro, São Paulo e o Brasil sejam exemplos para todos”, frisou.
Até sexta-feira (3), as atividades estão concentradas no saguão do paço municipal (rua três entre avenidas três e cinco, Centro). Na sexta-feira (3) marca presença a escola Celeste Calil e o convidado será o capitão do 37º Batalhão da Polícia Militar do Interior, Rodrigo Eval Arena.
Também estiveram presentes na abertura da Semana da Pátria a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosana Altimari, os vereadores Julinho Lopes, Raquel Picelli e Sérgio Desiderá, e secretários municipais.