A contratação da NSM Serviços Médicos Ltda em regime de emergência é o primeiro passo da Fundação Municipal de Saúde para a diminuição da fila de espera por consultas, exames e cirurgias em Rio Claro, que totaliza quase 37 mil procedimentos.
A nova parceria na saúde pública irá gerar uma economia anual de pelo menos R$ 2 milhões aos cofres públicos de Rio Claro, segundo dados do setor financeiro da Fundação Municipal de Saúde.
O trabalho da NSM teve início já nesta quarta-feira (01) com a disponibilidade de médicos para os plantões nas unidades de Rio Claro.
Além deste novo trabalho, que supre o atendimento à população nas urgências, emergências e plantões, a NSM auxiliará na organização de mutirões para atenuar a fila de espera. “Estamos definindo com a NSM a organização destes mutirões e já garantimos que o atendimento de urgência e emergência não fique descoberto em nossa rede”, afirmou Djair Claudio Francisco, secretário municipal de Saúde.
O contrato com a nova empresa foi celebrado nesta terça-feira (31) após assinatura de um decreto de emergência no setor, específico para o atendimento médico em Rio Claro.
A nova parceira chega após a Fundação Municipal de Saúde encerrar o contrato que tinha com a Med Aid. A empresa prestava serviço médico complementar em plantões na rede de saúde do município. A não prorrogação do contrato com a Med Aid ocorre após apontamentos do Tribunal de Contas do Estado relativos à qualificação técnica da empresa.
Além dos problemas com a grande fila de espera para exames, consultas e cirurgias, o novo governo municipal também herdou dívidas na saúde. Nesta quarta (01) foram pagos R$ 500 mil, para garantir o pagamento dos médicos que são funcionários da Med Aid.
A NSM tem como sua atividade principal o atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências. Um dos lugares onde atua, está o Complexo Hospitalar Ouro Verde de Campinas.