Trabalho em caráter de urgência para que Rio Claro fosse incluído no Mapa do Turismo Brasileiro, desenvolvido com sucesso neste ano, repercutiu na Secretaria Estadual de Turismo. Em manifestação oficial, o governo paulista confirma o esforço da atual administração municipal e informa que na atualização do sistema feita em 2016 a cidade havia ficado fora por não atender os critérios estabelecidos pelo governo federal, via Ministério do Turismo.
O Mapa do Turismo Brasileiro é um importante instrumento do governo federal para auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas ao setor. Diante da realidade encontrada pela atual administração municipal, que assumiu o comando da prefeitura em janeiro, equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Turismo (Setur), com orientação do governo paulista, adotou todas as medidas necessárias para reverter o quadro e reinserir Rio Claro no Mapa do Turismo Brasileiro.
Encerrados os procedimentos, desde o dia 14 de julho deste ano, com a nova atualização, Rio Claro consta no sistema do Ministério do Turismo, oficialmente como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro.
Para alcançar esse objetivo, o município precisou cumprir algumas exigências, entre elas apresentar termo de compromisso aderindo de forma espontânea e formal ao Programa de Regionalização do Turismo. Desde 2009, quando teve início a regionalização, Rio Claro está inserido na Região Turística Serra do Itaqueri. Outras exigências do Ministério do Turismo é que os municípios possuam órgão responsável pela pasta de Turismo, destinação de dotação para o setor na lei orçamentária anual vigente.
Conforme a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, dos 645 municípios do estado, até esta sexta-feira (4), 432 enviaram as informações necessárias e estão oficialmente inseridos no Mapa do Turismo.
Para o secretário municipal de Esportes e Turismo de Rio Claro, Ronald Penteado, é importante salientar a reinserção do município no Mapa do Turismo. “É uma importante conquista, pois abre a possibilidade ao município de pleitear recursos para o setor, por meio da apresentação de projetos no governo federal”, comenta, destacando a satisfação de receber documento oficial da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo reforçando o retorno do município após período fora do Mapa do Turismo Brasileiro.