MENU

accessible_forward Acessibilidade

DISE Rio Claro

A DISE – Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes, criada pelo Decreto n.º 34.214, de 19 de novembro de 1991, tem como atribuição os serviços administrativos e a execução das atividades de polícia Judiciária, relacionadas com prevenção especializada e a repressão ao tráfico e uso indevido de substâncias entorpecentes e drogas afins, na área territorial abrangida pela respectiva Delegacia Seccional de Polícia.

À DISE compete ainda : apurar os desvios, furtos ou roubos de substâncias entorpecentes ou que determinem dependência, a destruição de plantas nativas ou cultivadas a que se refere o Art. 33 da Lei Federal 11.343/26; troca de informações com as demais autoridades Policiais do País, com órgãos administrativos Federais e Estaduais, responsáveis pela prevenção e repressão ao tráfico ilícito e uso indevido de drogas e pela fiscalização e controle do emprego e do uso clínico e regular de tais substâncias.

O SEPE, Setor de Prevenção e Educação, criado em 1994, tem por atribuição o relacionamento com o público externo visando desenvolver programas e cursos de prevenção ao uso indevido de substâncias entorpecentes ou que determinem dependência; manter biblioteca especializada e museu.

O Museu de Drogas, foi aberto ao público, e oferece interessante acervo sobre os tipos de drogas e os métodos utilizados por usuários e traficantes.

Cursos e Palestras

O SEPE, atua na prevenção através de cursos, palestras e programas específicos, realizados nas escolas, entidades, empresas e grupos sociais com a finalidade de estimular uma vida sadia, , valorizando os aspectos psíquicos, físicos e sociais do ser humano, através da divulgação de conhecimentos e conceitos científicos.

A exemplo da DIPE-DENARC, estamos usando a expressão “Reunião Aberta” em substituição a palestra, tendo em vista a estagnação deste nome, em contra posição a reunião, que iguala conferencista com participante e sendo aberta, pressupões um compartilhamento de opiniões.

Cursos e Programas

O SEPE, tem atuado na prevenção com o método do tipo “ensinar sem doutrinar”, tendo em vista que métodos deamedrontamento não só são ineficazes como comprometem seriamente os programas de prevenção.

É de conhecimento também que as drogas psicoativas e o seu uso abusivo representam um campo complexo. Em conseqüência, a orientação sobre drogas e seus efeitos não podem se ater apenas em poucas horas tendo em vista serem ineficazes e muitas vezes prejudiciais.

Atentando a esse problema o SEPE, desenvolve três programas específicos dedicados à prevenção primária e cursos específicos para professores e profissionais da área.

PROC – Programa de Conscientização

Finalidade – Apoiar as cidades abrangidas pela área territorial da Delegacia Seccional de Rio Claro e outras buscando conscientizar, sensibilizar a comunidade em geral, e orientar pessoas interessadas à prevenção do uso indevido de drogas.

PROE – Programa de Orientação aos Educadores

Finalidade – Orientar os Professores, de uma maneira prática quanto as características físicas e sintomatológicas, sinais e vestígios das drogas mais utilizadas, dando-lhes subsídio para lidar com o cotidiano escolar.

PROAE – Programa de Apoio as Escolas

Finalidade – Programa que visa atender as instituições de ensino público e particular do nível básico ao superior, utilizando uma linguagem apropriada a cada público abordando o tema drogas de forma multidisciplinar.

DISE Rio Claro

Rua 14 nº 365 – Bairro do Estádio

Telefone Administrativo: (19) 3524-9000

Pular para o conteúdo