O departamento municipal de Tecnologia da Informação de Rio Claro está reforçando orientação às pessoas que fizeram o cadastramento pela web no serviço de internet gratuita, para que apresentem no protocolo da prefeitura, o mais rápido possível, os documentos solicitados na hora do cadastramento online. Aqueles que não entregarem a documentação terão o sinal gratuito cortado.
O cadastramento online é feito no primeiro acesso pela internet grátis e os usuários têm três dias para levarem a documentação ao protocolo da prefeitura, que atende no paço municipal (Rua 3 entre Avenidas 3 e 5) ou no Núcleo Administrativo Municipal (NAM, na Rua 6 com Avenida 48, Alto de Santana).
A solicitação de documentos faz parte dos cuidados necessários à administração do serviço, assim como as informações pedidas no cadastro, que são as exigidas pelo Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e Polícia Federal ao se oferecer serviços similares. O objetivo é coibir o uso indevido da internet gratuita. Além disso, como é voltada à inclusão social e digital, alguns sites – como os de teor exclusivamente adulto – têm restrição ao acesso.
“A prefeitura terá que dar início à interrupção do sinal àqueles que não entregaram documentos na próxima semana”, confirma o diretor do departamento de Tecnologia da Informação da prefeitura, Everaldo Dias de Arruda. “Por isso estamos reiterando o pedido para que providenciem o mais breve possível a entrega da documentação”, acrescenta.
Mais de 7.200 pessoas estão cadastradas para receber o sinal da internet gratuita disponibilizada pela prefeitura de Rio Claro. Colocado em operação no dia primeiro de julho, o serviço vem recebendo média superior a 200 novos cadastros por dia.
O programa da prefeitura tem o objetivo de ampliar as opções de acesso à informação e colocar o município no caminho de se tornar Cidade Digital.