MENU

accessible_forward Acessibilidade
11 de outubro de 2016 Administração

Cipa da Prefeitura de Rio Claro participa do Outubro Rosa

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Prefeitura de Rio Claro realizou nesta segunda-feira (10), no auditório do Núcleo Administrativo Municipal uma série de atividades do Outubro Rosa, com o objetivo de divulgar informações e esclarecimentos sobre o câncer de mama, uma das questões de saúde que mais preocupa as mulheres.

A enfermeira Marcela Hebling Zamuner, do Núcleo de Atendimento à Saúde (NAS) da Unimed, proferiu palestra sobre o assunto. Também foram oferecidos exames gratuitos para aferir pressão arterial, testes de glicemia, massagens e orientações sobre nutrição e fisioterapia.

No Brasil são registrados anualmente 50 mil novos casos de câncer de mama. Pequenos tumores, no entanto, quando diagnosticados ainda no início, podem ser tratados com até 95% de sucesso. Para se manter atualizada com os exames, mulheres de 50 a 69 anos devem fazer uma mamografia pelo menos a cada dois anos.

Segundo especialistas, o medo da doença é um dos grandes obstáculos, mas a falta de cuidados com a saúde e a desinformação ocupam papel importante no aparecimento e evolução dos tumores.

De âmbito mundial, a campanha Outubro Rosa procura incentivar o debate sobre o câncer de mama, trabalhando informações que incentivam a mulher a se auto-examinar e procurar um médico ao menor sinal da presença de nódulos nas mamas.

O presidente da CIPA da prefeitura de Rio Claro, Alexandre Maximiliano, explica que a comissão considera fundamental este contato das servidoras e servidores municipais com pessoas qualificadas, que podem dar informações preciosas sobre o câncer de mama. “É necessário que todos se envolvam neste trabalho, em especial as mulheres, para se protegerem desta doença com cuidados bem simples”, afirmou.

Pular para o conteúdo