MENU

accessible_forward Acessibilidade
21 de março de 2011 Administração

Galho cai no cemitério de Rio Claro em novo alerta sobre árvores em situação de risco

Um enorme galho caiu no domingo, 20, de árvore localizada no interior do Cemitério Municipal de Rio Claro. Os danos foram mínimos, pois não havia pessoas nas imediações e o galho foi ao chão no espaço onde não há túmulos, explicou o funcionário Marcelo, que estava de serviço naquele dia. Ainda assim, uma das extremidades do galho atingiu uma imagem, que a prefeitura se encarregará de recuperar e devolvê-la ao local onde estava, explicou o diretor de próprios municipais, Ricardo Dutra.

A queda do galho no Cemitério de Rio Claro expõe, mais uma vez, a necessidade de se adotar uma ação mais drástica para remover várias árvores em toda a área urbana, que representam ameaça para o patrimônio público, privado e especialmente para as pessoas. São, em geral, exemplares de grande porte, como ficou demonstrado nas seguidas tempestades que castigaram o município nos últimos meses, colocando mais de 300 árvores no chão.

Tais árvores foram plantadas há décadas e com o crescimento da cidade tornaram-se um problema para a prefeitura e para a população. É o caso, por exemplo, dos fícus, que ficam enormes e ainda causam danos no asfalto, calçadas, muros e edifícios, com suas longas raízes infiltrando-se no subsolo.

Na semana passada, por conta desses problemas que se avolumam, a prefeitura anunciou que iniciaria o trabalho de remoção de muitas dessas árvores que estão localizadas vizinhas ao shopping da cidade, no bairro Santana, imediações das antigas instalações da Unesp e em vários outros locais. “É uma ação inadiável, que devemos adotar em nome da segurança das pessoas”, argumenta o secretário de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura, Carlos Alberto Teixeira De Lucca. Ele acrescenta que a secretaria pode orientar as pessoas sobre as espécies mais indicadas para serem plantadas em diferentes locais e explica que a prefeitura também fornece gratuitamente as mudas, mediante pedido dos interessados.

Skip to content