Quase 19 mil pessoas estão cadastradas para receber o sinal da internet gratuita de Rio Claro. Colocado em operação no dia primeiro de julho, o serviço vem recebendo média de 330 novos cadastros por dia.
Levantamento do Departamento de Tecnologia da Informação da prefeitura mostra que 2.450 pessoas navegam diariamente utilizando o serviço oferecido pela prefeitura, e que cerca de 380 permanecem conectadas diariamente, sem interrupção.
“Um dado que chama a atenção é que a comunidade tem navegado pela internet gratuita em ritmo intenso das 6h30 até as 4h30 do dia seguinte, ou seja, durante quase 24 horas”, comenta o diretor do departamento de Tecnologia da Informação da prefeitura, Everaldo Arruda. “Também constatamos que o horário de maior navegação é das 17 horas às 4h30”, acrescenta.
Ampliação
A prefeitura programa para outubro a entrega oficial da internet gratuita nos distritos de Assistência, Ferraz e Ajapi. O sinal já foi liberado em caráter experimental. Também deve ser aberto nesse mês o sinal para atendimento do Jardim Novo I, Terra Nova e parte do Jardim Guanabara.
A perspectiva é de que até o início de dezembro sejam atendidos os bairros Wenzel, Bonsucesso, Batovi, Mãe Preta e Florença.
O programa da prefeitura tem o objetivo de ampliar as opções de acesso à informação e colocar o município no caminho de se tornar Cidade Digital.
Repercussão
A disponibilização de internet gratuita em Rio Claro tem chamado a atenção de outros municípios. O departamento de Tecnologia da Informação da prefeitura já apresentou o projeto local para outros municípios como Leme, Mococa, São José do Rio Pardo e Passos (MG).
O assunto também repercutiu em matéria no site da Editora Momento, especializada em informática e internet e organizadora do Wireless Mundi, evento anual do qual participam empresas privadas e públicas do setor de telecomunicações e internet.
Cadastro
Para utilizar o serviço é preciso levar ao protocolo da prefeitura, no paço municipal ou no NAM, os documentos solicitados ao se fazer a primeira navegação pelo sinal disponibilizado pela prefeitura. O prazo para a entrega desses papéis é de 72 horas após o cadastramento feito online. Os cadastros sem documentos de homologação estão sendo bloqueados.
Os contatos com o suporte técnico podem ser feitos por e-mail (para o endereço suporte@rioclaro.sp.gov.br), telefone (3526-7174) ou chat (pelo portal da prefeitura (www.rioclaro.sp.gov.br).
Para que a comunidade aproveite plenamente a internet gratuita, a prefeitura de Rio Claro orienta os usuários a consultarem técnicos em informática de confiança para fazer a verificação da abrangência do sinal disponibilizado, configurar os equipamentos e, quando for necessário, orientar na aquisição de haste (de cinco metros), antena externa, adaptador wireless USB e placa wireless.