O Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores públicos municipais de Rio Claro foi apresentado nesta quinta-feira, 11, aos representantes de todas as secretarias municipais em explanação de Carlos Oscar Lopes, da Fundação Getúlio Vargas, que coordenou o trabalho.
A apresentação foi realizada no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM), com a presença de secretários municipais, servidores municipais e representantes do sindicato dos servidores municipais.
Durante a apresentação, Lopes acolheu apartes e respondeu às indagações dos servidores, esclarecendo dúvidas. O projeto será, agora, enviado por email a todos os que participaram da apresentação. “O texto básico elaborado pela FGV, que ficou pronto em abril de 2012, não pode avançar na época por conta de restrições constantes da legislação eleitoral”, explicou o secretário municipal de Administração, José Renato Gonçalves. E acrescentou: “Dessa forma, o projeto que os servidores receberão já virá atualizado nos valores referenciais, considerando que tivemos dois reajustes salariais desde meados de 2012”.
De posse do projeto, caberá aos funcionários que participaram da apresentação debater o texto em seus locais de trabalho, de maneira a aperfeiçoar a matéria com a participação dos demais servidores. Posteriormente, o projeto será enviado à Câmara Municipal para ser discutido pelos vereadores.
Na apresentação desta quinta-feira, Lopes, da FGV, observou que o objetivo do plano é a busca de melhorias na gestão de pessoas, proporcionando melhor mobilidade dos servidores nas diferentes unidades de trabalho e, principalmente, de acordo com as normas constitucionais vigentes.
O projeto será aplicado ao quadro geral dos servidores efetivos da administração municipal, inclusive da administração indireta, bem como a Guarda Municipal. Destacam-se no bojo do projeto a preocupação de garantir a valorização profissional do servidor efetivo da Prefeitura, fomentando também seu crescimento através da capacitação, entre vários outros aspectos importantes que devem conter um plano de cargos, carreiras e salários.