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02 de julho de 2011 Administração

População começa a utilizar a internet gratuita

Cerca de 30 usuários navegaram na web por intermédio da internet gratuita até o meio da tarde sexta-feira (1), primeiro dia de operação do novo serviço oferecido pela prefeitura de Rio Claro.

O dado é do departamento municipal de Tecnologia da Informação, que aponta bom funcionamento do sistema nessas primeiras horas de distribuição de sinal da internet grátis.

“As principais dúvidas que recebemos nesse primeiro dia não eram relativas ao sinal em si, mas referentes, principalmente, a questões ligadas à configuração dos equipamentos”, explica o diretor do departamento de TI, Everaldo Dias de Arruda.

Para que a comunidade aproveite plenamente o serviço, a prefeitura de Rio Claro orienta os usuários a consultarem técnicos em informática de confiança para fazer a verificação da abrangência do sinal da internet gratuita, configurar os equipamentos e, quando for necessário, orientar na aquisição de haste (de cinco metros), antena externa, adaptador wireless USB e placa wireless.

Cadastramento

O departamento de Tecnologia da Informação programou para a próxima semana, da segunda (4) a sexta-feira (8), a realização de cadastramento para internet gratuita em posto montado na subprefeitura do Cervezão (rua M-15, 411, perto da Lagoa Seca), região mais populosa do município.

Nos quatro dias em que o atendimento foi feito no Jardim Público, mais de 2.500 pessoas se cadastraram. Se a demanda por cadastro prévio continuar alta, a prefeitura vai estudar a possibilidade de estender o atendimento itinerante e levar o posto para outros bairros.

O cadastramento também pode ser feito pela internet. Ao fazer a primeira conexão por intermédio do sinal de internet gratuito, o sistema apresentará uma tela de cadastro para ser preenchido com as informações do usuário, como RG, CPF e endereço. Após preencher o cadastro, o usuário tem 72 horas para levar os documentos solicitados ao setor de protocolo da prefeitura. A repartição atende no paço municipal e no Núcleo Administrativo Municipal.

Atendimento

Os usuários da internet gratuita de Rio Claro terão à disposição suporte técnico e contato para atendimento relativo ao serviço. Quem precisar falar sobre o assunto poderá enviar e-mail para o endereço suporte@rioclaro.sp.gov.br ou ligar para o número 3526-7174, de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas. Também haverá atendimento eletrônico pelo portal da prefeitura (www.rioclaro.sp.gov.br). Não haverá orientação em domicílio, somente por telefone, e-mail ou chat.

Algumas dúvidas são previstas, como as relativas à cobertura do sinal. Mesmo em locais dentro do espaço de abrangência do sinal, haverá as chamadas “áreas de sombra”, ocasionadas por barreiras como prédios, torres e árvores que podem comprometer a chegada do sinal às residências. A perspectiva da prefeitura é regularizar esse tipo de problema gradativamente.

Problemas técnicos de conexão, instalação incorreta de equipamentos adquiridos pelos usuários, configuração feita de maneira errada e até problemas decorrentes do clima, como tempestades e vendavais, também podem ocasionar falhas de conexão.

Em princípio, a internet gratuita oferecida pela prefeitura abrange aproximadamente 60% do município. A prefeitura trabalha para que nos próximos quatro meses a área de cobertura seja total. Por enquanto, estão cobertas as regiões norte, sul e leste do município.

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