Oitenta por cento da cidade já tem cobertura do sinal de internet distribuído gratuitamente pela prefeitura de Rio Claro. O dado é do departamento municipal de Tecnologia da Informação, que aponta 22.830 cadastros no serviço iniciado há cinco meses, então com 60% de cobertura.
“O sinal vai chegar a 100% da área urbana nas próximas semanas”, comenta o prefeito Du Altimari, prevendo para até meados do mês que vem o alcance dessa meta. “Pela resposta da comunidade, podemos considerar essa iniciativa um sucesso”, acrescenta.
Os bairros Jardim Novo I, Terra Nova, Bandeirantes, Bonsucesso e Novo Wenzel estão começando a receber a internet gratuita. O próximo passo, na área urbana, é estender o sinal para os bairros Mãe Preta e Florença.
Para o diretor de Tecnologia da Informação da prefeitura, Everaldo Arruda, a quantidade de pessoas cadastradas nesses cinco meses aponta para a qualidade do serviço oferecido e do bom investimento de recursos públicos no programa. “As pessoas entram em contato conosco para tirar dúvidas sobre a posição da antena de internet e questões técnicas do tipo, mas não há registros de reclamações”, comenta.
Arruda lembra que, em comparação com outras cidades, a internet gratuita de Rio Claro também se destaca. O departamento de Tecnologia da Informação da prefeitura de Rio Claro já apresentou o projeto local para outros municípios como Leme, Mococa, São José do Rio Pardo e Passos (MG).
Em Rio Claro, dos quase 23 mil cadastrados, metade homologou o cadastro, ou seja, entregou na prefeitura ou no Núcleo Administrativo Municipal (NAM) os documentos solicitados no cadastramento online.
Cadastro
Para utilizar o serviço é preciso levar ao protocolo da prefeitura, no paço municipal ou no NAM, os documentos solicitados ao se fazer a primeira navegação utilizando o sinal disponibilizado pela prefeitura. O prazo para a entrega desses papéis é de 72 horas após o cadastramento online. Os cadastros sem documentos de homologação estão sendo bloqueados.
Pelo levantamento da TI, 70% dos cadastramentos são feitos pela internet, quando da primeira conexão pelo sinal da prefeitura. Outros 30% fazem o cadastramento comparecendo à prefeitura ou ao NAM.
Os contatos com o suporte técnico podem ser feitos por e-mail (para o endereço suporte@rioclaro.sp.gov.br), telefone (3526-7174) ou chat (pelo portal da prefeitura (www.rioclaro.sp.gov.br).
Para que a comunidade aproveite plenamente a internet gratuita, a prefeitura de Rio Claro orienta os usuários a consultarem técnicos em informática de confiança para fazer a verificação da abrangência do sinal disponibilizado, configurar os equipamentos e, quando necessário, orientar na aquisição de haste (de cinco metros), antena externa, adaptador wireless USB e placa wireless.