Os produtores rurais Dionozio Ternoski e Joel Vinharski, do município paranaense de Prudentópolis, estiveram nesta semana em Rio Claro, especialmente para conhecerem o funcionamento da agroindústria para processamento mínimo de produtos do setor hortifrutigranjeiro. Inaugurada no início do mês, a agroindústria foi assunto em reportagem de televisão, despertando o interesse dos paranaenses. Eles foram recepcionados por José Alves Roso, presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Rio Claro e Região, por Carlos Alberto Teixeira De Lucca e Maria Helena De Mori, secretário e diretora municipais de Agricultura.
A agroindústria conta com equipamentos que lavam, descascam, picam, centrifugam e embalam a vácuo folhas, batatas, legumes e tubérculos. Um liquidificador industrial, uma máquina que extrai polpa de frutas, bem como duas fábricas de gelo e duas câmaras frias completam a lista de equipamentos que servirá aos cooperados.
Os mais de R$ 330 mil em recursos utilizados para implantar a agroindústria vieram de emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil, do deputado federal Paulo Teixeira, que permitiu também a aquisição de três picapes, cabendo à prefeitura a complementação do valor restante. A emenda do deputado foi feita a pedido da vereadora Raquel Picelli.