MENU

accessible_forward Acessibilidade
14 de junho de 2016 Agricultura

Agricultores familiares de Rio Claro ganham agroindústria

A prefeitura de Rio Claro inaugurou sábado (11), uma agroindústria para processamento mínimo de produtos do setor hortifrutigranjeiro. As instalações ocupam parte do prédio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura.  A iniciativa é da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Rio Claro e Região, que tem 150 cooperados de 15 municípios da região. “É mais uma demonstração da força resultante da união dos cooperados”, afirma o presidente da cooperativa, José Alves Roso.

Na inauguração, a vice-prefeita Olga Salomão destacou o trabalho dos pequenos agricultores com o apoio da prefeitura. “Vocês surpreenderam positivamente mostrando que Rio Claro tem um setor agrícola forte”.

O espaço é a ampliação de uma central inaugurada há alguns anos, para receber, lavar e distribuir verduras, frutas e legumes, entre outros produtos que chegam diretamente do produtor. Agora, como agroindústria, o espaço contará com equipamentos que lavam, descascam, picam, centrifugam e embalam a vácuo folhas, batatas, legumes e tubérculos.  Um liquidificador industrial, uma máquina que extrai polpa de frutas, bem como duas fábricas de gelo e duas câmaras frias completam a lista de equipamentos que servirá aos cooperados.

A cooperativa participa do fornecimento de verduras e legumes para a Merenda Escolar de Rio Claro, enriquecendo a alimentação dos estudantes com produtos saudáveis, dando destinação à produção dos agricultores familiares, que também se sentem estimulados a plantar, colher e modernizar seus processos produtivos, agregando valor aos alimentos.

Os mais de R$ 330 mil em recursos utilizados para implantar a agroindústria vieram de emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil, do deputado federal Paulo Teixeira, que permitiu também a aquisição de três picapes, cabendo à prefeitura a complementação do valor restante. A emenda do deputado foi feita a pedido da vereadora Raquel Picelli.

Da inauguração também participaram a deputada estadual Márcia Lia, o secretário municipal de Agricultura, Carlos Alberto De Lucca, o presidente da Cooperativa dos Assentados e Pequenos Produtores da Região de Itapeva, Sebastião Aranha, a diretora municipal de Assistência Social, Marta Ceccato, e João Baraldi, do Sindicato Rural.

Pular para o conteúdo